ENSINO REMOTO E ATIVIDADES PRÁTICAS EM TEMPOS DE COVID-19: EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
Pandemia; Covid-19; Ensino Híbrido; EnfermagemResumo
O estudo objetivou identificar a experiência dos estudantes de enfermagem em relação às atividades práticas em tempos da Covid-19. Trata-se de um relato de experiência com acadêmicos do Curso deEnfermagem, na modalidade de ensino híbrido na disciplina de Intervenção e Gerenciamento de Enfermagemno Processo Saúde-Doença da Pessoa Adulta e Idosa 2, no período de junho a outubro de 2021. O ensinoremoto favoreceu a proteção à saúde em tempo de pandemia da Covid-19, todavia, os cursos da área da saúde foram impactados de forma negativa, visto que o desenvolvimento das atividades práticas é fundamental para aquisição de competências profissionais.
Downloads
Referências
DUARTE, P.M. COVID-19: Origem do novo coronavírus. Brazilian Journal of Health Review,
v. 3, n. 2, p. 3585-3590, 2020.
GOMES, V.T.S et al. A pandemia da Covid-19: repercussões do ensino remoto na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
GUSSO, H.L et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
MÉLO, C. B. et al. Ensino remoto nas universidades federais do Brasil: desafios e adaptações da educação durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e4049119866-e4049119866, 2020.
MIGUEL, L.F. Dominação e resistência: desafios para uma política emancipatória São Paulo: Boitempo, 2018.
MOREIRA, J.A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D.M.V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
TELES, N.; GOMES, T.; VALENTIM, F. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, v. 2, n. 4, p.1-24, 2021.
VALENTE, G.S.C et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e843998153- e843998153, 2020