A INICIAÇÃO CIENTIFICA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS DE BOLSISTAS PIBIC
Palavras-chave:
Pesquisa cientifica; Graduação; Formação.Resumo
A iniciação científica permite ao aluno de graduação o fortalecimento de sua identidade profissional e consequente qualificação de seu processo de trabalho por meio do desenvolvimento crítico e compreensão da realidade através da investigação cientifica. Tem como objetivo descrever a experiência da vivência em iniciação científica em tempos de isolamento social. Trata-se de um relato de experiência vivenciada pelas autoras na oportunidade de sua participação na iniciação científica. As vivências relatadas permitiram o aprimoramento da leitura e escrita científica, desenvolvimento da oralidade e conhecimentos elementares sobre pesquisa online e metodologia da pesquisa científica, apesar das dificuldades em coletar dados enfrentadas pela pandemia de Covid-19.
Downloads
Referências
ALVES, K.K.A.F. A Iniciação Cientifica na formação do discente de Enfermagem: enfoque a medida da pressão arterial. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) –Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
ARAUJO, A. C.; ANDRIOLA, W. B.; COELHO, A. A. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): desempenho de bolsistas versus não bolsistas. Educação em Revista. v. 34, p. 2-22, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/01024698172839. Acesso em: 17 out. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988, atualizada até a Emenda Constitucional nº 48, de 10 de agosto de 2005. 38. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2006.
BRIDI, J. C. A. A pesquisa nas universidades brasileiras: implicações e perspectivas. In: MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: UNESP, 2015, p. 12-35. E-book. Disponível em: http://books.scielo.org/id/s3ny4/pdf/massi-9788568334577-02.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. RN017/2006, de 6 de julho de 2006. Estabelece as normas gerais e específicas para as seguintes modalidades de bolsas por quota no País: Apoio Técnico (AT), Iniciação Científica (IC), ... Brasília, DF: CNPQ, 2006. Disponível em: http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352. Acesso em: 10 out. 2021.
MELO, N.; LYRA, A. P. L. A importância do PIBID e do PIBIC: uma reflexão sobre programas de formação docente. Revista de Iniciação Científica CESUMAR, v. 22, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/7987/6310. Acesso em: 12 out. 2021.
SILVA, L. S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C.M. Experiências e aprendizagens na iniciação científica em tempos de isolamento social – covid 19. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza. v. 2, n. 1, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas. Acesso em: 15 out. 2021.
SOARES, I. M. et al. A produção do conhecimento na enfermagem à luz do modelo Nightingaleano: uma Revisão Narrativa. . História da Enfermagem Revista Eletrônica: HERE, São Paulo. v.5, n. 2, p. 239- 248, ago./dez. 2014. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/bdenf/2014/bde-26774/bde-26774-246.pdf. Acesso em: 9 out 2021.
UNIVERDIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Instrução normativa 084/2021, 19 de março de 2021. Regulamenta os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), e Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) no âmbito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Maceió: UFAL, 2021. Disponível em: https://ufal.br/ufal/pesquisa-einovacao/programas/pibic/normas-pibic-pibiti-ufal.pdf/view. Acesso em: