AFETAÇÕES PRODUZIDAS PELA ARTE DE CONTAR HISTÓRIA NO AMBIENTE HOSPITALAR
Palavras-chave:
ambiente hospitalar; contação de histórias; afetações.Resumo
O presente trabalho visa relatar a partir da percepção de extensionistas afetações produzidas por meio da arte de contar histórias para usuário/as e acompanhantes nos mais diversos espaços hospitalares. Entendese que o sentimento de empatia é a sensação norteadora dos contadores de histórias, pois ao ser empático você se coloca no lugar do outro, desse modo na escolha da história considera-se como o ouvinte irá recebe-la e as formas de atrai-lo para a escuta da história. O estudo é pautado na vivência dos extensionistas que realizam atividades de contar histórias para usuários/as e acompanhantes em um hospital universitário. O ato de contar histórias em ambiente hospitalar provoca várias afetações no contador e ouvinte, pois ao se contar uma histórias abre-se uma porta do mundo real para o mundo imaginário, o contador sente-se feliz em estar fazendo o bem para alguém, o ouvinte desliga-se de suas aflições, chegando até sentir alegria.
Downloads
Referências
GANCHO, C. V. Como Analisar Narrativas. 9. ed. São Paulo: Ática, 2014. (Série Princípios, 2007).
SILVA, M. C. Enredo linear e não linear. Brasil Escola. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/redacao/enredo-linear-naolinear.htm. Acesso em: 5 set. 2022.
RODRIGUES, J. A Flor. O pensador. [202?]. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/MTQyNTM5Nw/. Acesso em: 25 out. 2022.
TOKARNIA. M. Estudos mostra benefícios de contar histórias para crianças. Agência Brasil, Brasília, DF, 9 jun. 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/estudo-mostra-beneficios-de-contar-historias-para-criancas. Acesso em: 29 out. 2022.