DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA ACOMPANHADAS POR UM PROJETO DE EXTENSÃO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Estimulação Precoce; Desenvolvimento Infantil; Projeto de extensão.Resumo
a estimulação precoce da criança associa-se com a relação estabelecida entre ela, seus cuidadores e as atividades realizadas, favorecendo o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais. Esse estudo objetiva compartilhar a experiência de extensionistas na realização de atividades que envolvem o desenvolvimento das crianças de um centro de educação. É um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual extensionistas realizaram atividades que estimulam as crianças. Aos resultados, foram identificadas evoluções no desenvolvimento das crianças e das voluntárias, assim como a criação de vínculos. Conclui-se que as vivências impactam positivamente as crianças e as voluntárias.
Downloads
Referências
BORTOLANZA, A. M. E.; FREIRE, R. T. J. Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular: concepções de criança, desenvolvimento e currículo. Série-Estudos: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Uberaba, v. 23, n. 49, p. 67-96, 2018. DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i49.1138. Acesso em: 29 out. 2022.
DELVAN, J. S. et al. Estimulação precoce com bebês e pequenas crianças hospitalizadas: uma intervenção em psicologia pediátrica. Revista Contrapontos, v. 9, n. 3, p. 79-93, 2009. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/1453. Acesso em: 28 out. 2022.
CAVALCANTE, B. L. L.; LIMA, U. T. S. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. Journal of Nursing and Health, v. 2, n. 1, p. 94-103, 2012. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v2i1.3447. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447. Acesso em: 30 out. 2022
JURDI, A. P. S.; TEIXEIRA, P. A.; SÁ, C. S. C. Vulnerabilidade socioambiental e o cuidado na primeira infância: o olhar da terapia ocupacional para o trabalho em creche. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 3, p. 281-289, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p281-289. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/134198/138007. Acesso em: 28 out. 2022.
REIS, D. M. et al. Desafios frente à saúde da criança de/na situação de Rua: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 6, p. 16186-16196, 2020. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n6-044. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/19719/15810. Acesso em: 28 out. 2022.
SANTOS, A. A.; PEREIRA, O. J. A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 25, p. 480-493, 2019. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/899. Acesso em: 29 ou.t 2022.
BREDARIOL, A. C. P. Estimulação psicomotora com bebês de risco. In: FERREIRA, C.; THOMPSON, R.; MOUSINHO, R. (org.) Psicomotricidade Clínica. [São Paulo]: Lovise, 2002. Acesso em: 28 out. 2022.