O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NOS PROJETOS DE EXTENSÃO SEDIADOS NO HUPAA
Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação; Extensão Universitária; Educação em Saúde.Resumo
O objetivo é relatar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como ferramenta importante nas ações de mobilização social e educação em saúde dos projetos de extensão. O estudo trata-se de um relato de experiência realizado pelos participantes dos projetos de extensão que atuam no HUPAA, durante os anos de 2017 a 2022. Os projetos utilizam três tipos de TICs: as contas do Instagram e Facebook, os grupos do Whatsapp e a plataforma do Google Meet. A extensão universitária possui forte relevância social e pode receber aporte das TICs para alavancar seu processo de interação com a comunidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Brasília, DF: Presidência da República, [2005]. Disponível em: https://bityli.com/fkLmSHxKI. Acesso em: 27 out. 2022.
BERNARDES, R. M.; TORRES, T. Z. Tecnologias Sociais, TICs e Educação: pilares para a construção da Tecnopedia Social Rural - TeSoRu. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 21., 2010, João Pessoa. Anais... [s.l.: s.n.], 2010.
LAMARCA, D. S. F. et al. A relevância do uso das tecnologias de informação e comunicação (tic) nos projetos de extensão sediados na unesp campus de tupã. In: SILVEIRA, J. H. P. (org.). Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Belo Horizonte, MG: Poisson, 2017. 258 p. Disponível em: https://poisson.com.br/livros/sustentabilidade/volume3/Sustentabilidade%20vol3.pdf#page=59. Acesso em: 25 out. 2022.
GAROFOLO, A. C. S.; TORRES, T. Z. Apropriação de saberes ambientais mediados pelas tecnologias de informação e comunicação (tic). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROINFORMÁTICA, 8., 2011, Bento Gonçalves. Anais [...]. Florianópolis: UFSC; Pelotas: UFPel, 2011.