GRUPO TERAPÊUTICO ACOLHER E EMPODERAR MULHERES NA MATERNIDADE DO HUPAA
Palavras-chave:
Acolher; empoderar; mulheres.Resumo
A maternidade do HUPAA-UFAL é destinada a gestantes de alto risco, onde a maioria fica internada para estabilização do quadro clínico. Esse processo pode ser permeado por medo, ansiedade, evasão hospitalar. Pensando neste contexto, criamos o grupo Acolher e Empoderar Mulheres, um espaço de acolhimento, apoio e orientações para o fortalecimento dessa mulheres e consequentemente uma melhor adaptação ao processo de internação. O trabalho é caráter qualitativo, construído a partir de relatos de experiencia, utilizando de vivencias na maternidade do HUPAA/UFAL Como resultado, verificamos melhoras nos níveis de ansiedade, pressão arterial e glicose, bem como diminuição das evasões hospitalares.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Gestação de alto risco: Manual técnico. 5. ed. (5ª Ed). Brasília: Ministério da Saúde, 2012.
CALDAS, D. B. et al . Atendimento psicológico no pré-natal de alto-risco: a construção de um serviço. Psicologia Hospitalar, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 66-87, jan. 2013 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092013000100005&lng=pt&nrm=iso.
QUEVEDO, M. P. Experiências, percepções e significados da maternidade para mulheres com gestação de alto risco. Tese de Doutorado. Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2010.
RODRIGUES , A. R. M. et al. Gravidez de alto risco: análise dos determinantes de saúde. Sanare: Revista de Políticas Públicas, [s. l.], v. 16, 2017. Sup. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1135.