RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

A TECNOLOGIA COMO ALIADA DO PROTAGONISMO SOCIAL DO IDOSO

Autores

  • Lorena Maria Medeiros Brandão César

Palavras-chave:

autonomia pessoal; idoso; acesso à tecnologia.

Resumo

Introdução: Acompanhando o padrão mundial, o Brasil move-se rapidamente em processo de transição demográfica para um fenômeno de envelhecimento populacional. Paralelo a isto, ocorre o avanço das inovações tecnológicas, em especial, as tecnologias de comunicação e informação. Para os idosos, obter um domínio ainda que básico desta ferramenta acaba se tornando um importante recurso cognitivo, afetivo, informativo, de participação social e lazer. Objetivo: Relatar a experiência em participar de um projeto de extensão universitário que fomenta a autonomia do idoso frente às novas tecnologias por meio do incentivo à acessibilidade virtual. Descrição da experiência: O projeto de Extensão Universitária Telelongevidade surgiu a fim de utilizar as tecnologias de comunicação e informação como ferramenta de acolhimento, criação de vínculos, aproximação social, disseminação de conhecimento e informações importantes para os idosos e familiares em meio a um contexto pandêmico de isolamento social. Através de ligações de voz ou vídeo eram desenvolvidas atividades educativas e discussão de temas, com enfoque na redução dos danos à saúde mental dos idosos diante de um cenário de medos e incertezas sobre o futuro. Conclusão: As ferramentas tecnológicas atuais são fundamentais para o contínuo desenvolvimento social e intelectual dos idosos, frente a um um protagonismo crescente na sociedade através da sua inserção no meio virtual. A partir disso, é proporcionado aos idosos a possibilidade de expressão e criação de vínculos de forma prazerosa, de maneira que eles se tornem protagonistas do seu meio social e sintam prazer em desempenhar estas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASADEI, G.; BENNEMANN, R. M.; LUCENA, T. Influência das redes sociais virtuais na saúde dos idosos. Enciclopédia Biosfera, v. 16, n. 29, 2019. Disponível em: https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/327 . Acesso em: 4 ago. 2023.

DINIZ, J. L. et al. Digital inclusion and Internet use among older adults in Brazil: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. e20200241. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/r7qfDSx6KNMyfPbYQYFpJmw/?lang=pt# . Acesso em: 8 ago. 2023.

FERREIRA, M. C.; TEIXEIRA, K. M. D. O uso de redes sociais virtuais pelos idosos. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 22, n. 3, 2017.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/74595/49695 . Acesso em: 4 ago. 2023.

SANTOS, A. A. S. et al.. A importância do uso de tecnologias no desenvolvimento cognitivo dos idosos. Gep News, v. 1, n. 1, p. 20-24, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/4677/3284. Acesso em: 8 ago. 2023.

VICENTE, M. C. et al.. Resiliência em pessoas idosas diante da pandemia COVID-19: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 36, 2023. eAPE022032. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/ZFBtMmwnyVg6DWjTpvYGkys/?lang=pt# . Acesso em: 8 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-07

Como Citar

César , L. M. M. B. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO : A TECNOLOGIA COMO ALIADA DO PROTAGONISMO SOCIAL DO IDOSO. Gep News, 8(1), 99–103. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/17668

Edição

Seção

Artigos