A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO INFANTIL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mariana da Silva Nascimento Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Dhara Zaynne de Melo Bezerra Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Samara Vitoria Cardoso de Farias Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Viviane Carneiro Rodrigues Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista; musicoterapia; autismo infantil; intervenção.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma síndrome comportamental que se inicia desde a primeira infância. Estima-se que a prevalência na população é de 1 a cada 88 nascidos, sendo mais comum no gênero masculino. Objetivo: Avaliar a promoção da musicoterapia enquanto método de intervenção no desenvolvimento de crianças com TEA. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de abordagem qualitativa, para identificação de produções sobre o tema a Musicoterapia no Tratamento Infantil no Transtorno do Espectro Autista. Diante a proposta do estudo e com intuito de alcançar o objetivo traçado, foi utilizado como método para esta investigação a revisão integrativa de literatura. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2013 a 2021 nos idiomas português, Inglês e Espanhol, artigos que abordam a Musicoterapia como Tratamento Infantil no TEA. Resultados: Com base nos dados obtidos no presente estudo, 16 artigos foram encontrados e todos analisados individualmente, apenas 10 corresponderam à identificação do tema para constituir a revisão integrativa, assim como a pergunta de pesquisa, e os critérios de inclusão e exclusão. Discussão: A musicoterapia tem um papel muito importante no desenvolvimento da fala e de outras habilidades. O contato com a música permite que os pacientes melhorem as suas habilidades de expressão, socialização, e interação com o meio. Conclusão: as evidências científicas mostram que em crianças com TEA, o uso da música como método de intervenção é benéfico podendo melhorar a cognição e diminuir o isolamento social.

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Referências

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Nascimento, M. da S., Bezerra, D. Z. de M., Farias, S. V. C. de, & Rodrigues, V. C. (2024). A MUSICOTERAPIA NO TRATAMENTO INFANTIL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DE LITERATURA. Gep News, 8(2), 67–75. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18480

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Artigos