PALHAÇOTERAPIA PARA CRIANÇAS ATRAVÉS DAS TELAS NA PANDEMIA DA COVID-19
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SORRISO DE PLANTÃO
Palavras-chave:
Ludoterapia ; relatos de casos ; relações comunidade-instituição; terapia do riso; assistência hospitalar.Resumo
A palhaçoterapia consiste na utilização de técnicas para a melhora do humor dos pacientes e de seu estado mental, contribuindo para integração de um cuidar humano e eficiente. Dessa forma, há 21 anos, o Projeto de Extensão Sorriso de Plantão, composto por universitários de diversos cursos, busca promover essas perspectivas, de forma interdisciplinar, nos ambientes hospitalares. Contudo, durante o contexto da pandemia Covid-19, a palhaçoterapia articulada com a Extensão Universitária necessitou ser revisitada, adaptando as atividades para o novo cenário. Este trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de descrever os benefícios da realização de videochamadas, intituladas como “teleclown”, desenvolvidas pelo Projeto Sorriso de Plantão, no período de 2020 a 2021, em dois hospitais públicos do município de Maceió, Alagoas. Durante a realização das videochamadas foi percebido que as crianças responderam de forma favorável a estratégia adotada, apresentando motivação e engajamento durante a realização da atividade, interagindo de forma positiva com o palhaço de hospital. Conclui-se quanto a importância da utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde para o fortalecimento da assistência à criança hospitalizada, contribuindo para minimização dos efeitos negativos causados pelo internamento.
Downloads
Referências
ALMEIDA, I. M. de. Proteção da saúde dos trabalhadores da saúde em tempos de COVID-19 e respostas à pandemia. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 45, p. e17, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização: HUMANIZASUS. Brasília: MS, 2003.
CAIRES, S. et al. Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil. Psico-USF, v. 19, n. 3, p. 377–386, 2014.
CATAPAN, S. de C.; OLIVEIRA, W. F. de; ROTTA, T. M. Palhaçoterapia em ambiente hospitalar: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 9, p. 3417–3429, 2019.
MOTA, R. A.; MARTINS, C. G. DE M.; VÉRAS, R. M. Papel dos profissionais de saúde na política de humanização hospitalar. Psicologia em Estudo, v. 11, n. 2, p. 323–330, 2006.
ÜCKER, P.; RUA, C.; DA CUNHA, X. Psicologia da saúde e criança hospitalizada. Psic, v. 9, n. 2, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psic/v9n2/v9n2a11.pdf. Acesso em: 9 ago. 2023.
PINOCHET, L. H. C. Tendências de Tecnologia de Informação na Gestão da Saúde. O mundo da saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 383-394, 2011.