PROJETO DE EXTENSÃO “AFETO OS PRIMEIROS MIL DIAS DO BEBÊ”

A EXTENSÃO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Maria Amélia Tavares de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Dayse Andrade Romão Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Melo Lima Cansanção Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Erika Caroline Silva de Oliveira Hospital Universitário Professor Alberto Antunes

Palavras-chave:

extensão comunitária; Educação em Saúde; gestante; maternidade; bebê.

Resumo

O projeto de extensão “Afeto: os primeiros mil dias do bebê” surgiu com o objetivo de promover a educação em saúde nos primeiros mil dias de vida, elaborando e executando ações com acadêmicos de seis cursos da Universidade Federal de Alagoas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes com gestantes, puérperas, neonatos, crianças com até dois anos e familiares. Assim como, aproximar a universidade da comunidade de Maceió-Alagoas e fortalecer o seu compromisso social na real interação ensino-serviço-comunidade. O presente relato tem por objetivo destacar o perfil das gestantes de alto risco do Hospital, referência no estado de Alagoas no serviço de Pré-Natal de Alto Risco, e a importância do projeto de propiciar orientações essenciais, estimular e compartilhar conhecimentos e experiências, de julho a agosto de 2023. Essas gestantes são encaminhadas ao Hospital por médicos ou enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para este serviço especializado. As síndromes hipertensivas foram a maior complicação identificada nessas gestantes. Utilizando a modalidade roda de conversa, desenvolvemos nesse período por meio de ações lúdicas e formativas sobre a nutrição da gestante e do bebê, a importância dos mil dias e higienização das mãos. Diante dos relatos das mesmas posteriores às ações promovidas, percebemos que a educação em saúde é uma poderosa ferramenta de sensibilização, disseminação de informações, e principalmente desmistificações culturais, tanto para a equipe quanto para o público, incentivando a continuidade do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-COSTA, S. et al. Os primeiros mil dias de vida: a odontologia na perspectiva DOHaD. São Luís: EDUFMA, 2022. 72 p.: il. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/27271/1/Os%20primeiros%20mil%20dias%20de%20vida-%20a%20odontologia%20na%20perspectiva%20DOHaD.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Gestação de alto risco: manual técnico – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 302 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/gestacao_alto_risco.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES; Diretoria de atenção à saúde e gestão de contratos; Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. Dimensionamento de serviços assistenciais e da gerência de ensino e pesquisa. Brasília, 15 de outubro de 2013. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/contratos-de-gestao/regiao-nordeste/hupaa-ufal/dimensionamento-de-servicos. Acesso em: 19 ago. 2023.

PANTANO, M. Primeiros 1.000 dias de vida. Revista Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, v. 72, n. 3, p. 490-94, 2018. Disponível em: https://www.fsp.usp.br/mina/wp-content/uploads/2018/10/Materia_Capa.pdf. Acesso em: 19 ago. 2023.

PIO, D. A. M.; CAPEL, M. S. Os significados do cuidado na gestação. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande , v. 7, n. 1, p. 74-81, jun. 2015 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2015000100010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Vasconcelos, M. A. T. de, Romão, D. A., Cansanção, M. M. L., & Oliveira, E. C. S. de. (2024). PROJETO DE EXTENSÃO “AFETO OS PRIMEIROS MIL DIAS DO BEBÊ” : A EXTENSÃO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Gep News, 8(2), 142–147. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18500

Edição

Seção

Artigos