O USO DO BRINCAR NA ASSIMILAÇÃO DA CRIANÇA SOBRE OS CUIDADOS EM SAÚDE E A ROTINA DE HOSPITALIZAÇÃO

Autores

  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
  • Ana Beatriz Dantas Rocha Universidade Federal de Alagoas
  • Camila Raphaelle de Oliveira Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Janicleide Marcelino da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Lara de Jesus Toledo Universidade Federal de Alagoas
  • Paulo Vittor dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

brincar; hospitalização; experiência; criança.

Resumo

Este artigo propõe-se a ser um relato de experiência sobre dois casos vivenciados pela equipe de psicologia da pediatria do Hospital Universitário de Maceió. A análise dos relatos de campo foi feita a partir das práticas discursivas, ao qual os sujeitos envolvidos possuem um papel ativo na produção de sentido das experiências vividas. É discutido, a partir dos casos, a inserção do brincar como um meio para a criança desenvolver um papel ativo no seu tratamento, diminuindo possíveis resistências aos procedimentos necessários aos seus quadros de saúde. Um dos casos discutidos é o de Florzinha (nome fictício), uma criança de 10 anos em tratamento de uma dermatite atópica grave, com esta apresentando resistência no momento do banho, que era necessário para a boa evolução do seu estado de saúde. Outro caso é o de Lindinha (nome fictício), de 5 anos, internada para investigação de um quadro de hipertensão ao qual ela era contrária à realização de um exame de ultrassonografia. Nos dois casos foram utilizadas intervenções lúdicas, sendo possível perceber uma maior cooperação das crianças em seus respectivos tratamentos.

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Referências

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Soares, V. F. de O., Rocha, A. B. D., Silva, C. R. de O., Silva, J. M. da, Toledo, L. de J., & Santos, P. V. dos. (2024). O USO DO BRINCAR NA ASSIMILAÇÃO DA CRIANÇA SOBRE OS CUIDADOS EM SAÚDE E A ROTINA DE HOSPITALIZAÇÃO. Gep News, 8(2), 206–213. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18527

Edição

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Artigos