ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE SECO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR
Palavras-chave:
alimentação coletiva; armazenagem de alimento; estoque de comida; estoque estratégico.Resumo
Introdução: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são unidades que pertencem ao setor de alimentação coletiva, cuja finalidade é produzir refeições nutricionalmente adequadas. Nestas unidades o nutricionista tem como uma de suas atribuições o planejamento de cardápio e o controle de estoque. Com relação a esse último, a gestão de suprimentos exerce papel fundamental em uma UAN e quando não há um bom planejamento pode acarretar problemas na execução dos cardápios. Objetivo: elaborar e implantar uma planilha de controle de estoque na UAN de um hospital universitário, localizado em Maceió, Alagoas. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo descritivo para o desenvolvimento de um documento tecnológico. Foi realizado levantamento de dados dos gêneros alimentícios e da quantidade destes presente no estoque seco por meio de uma ficha de recebimento impressa, com esses dados, criou-se as fórmulas para construção de uma planilha. Resultados: O produto deste trabalho foi uma planilha no formato Excel® para controle dos gêneros alimentícios secos do estoque. A planilha elaborada, além de controlar a entrada, a saída dos gêneros e o prazo de validade dos produtos, auxiliou na tomada de decisão de compra e reabastecimento de suprimentos. Conclusão: A planilha foi desenvolvida e aplicada com êxito. A planilha foi de fácil manuseio e de aplicação importante, podendo ser utilizada em diferentes tipos de estoque.
Downloads
Referências
COLARES, L. G. T.; FREITAS, C. M. DE. Processo de trabalho e saúde de trabalhadores de uma unidade de alimentação e nutrição: entre a prescrição e o real do trabalho. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, n. 12, p. 3011–3020, 2007.
CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN nº 600, de 25 de fevereiro de 2018. Dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, indica parâmetros numéricos mínimos de referência, por área de atuação, para a efetividade dos serviços prestados à sociedade e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, n. 76, p. 157, 20 abr. 2018Disponível em: http://sisnormas.cfn.org.br:8081/viewPage.html?id=600 . Acesso em 12 jun. 2023.
DA SILVA, F. P. et al. Aplicação de uma planilha de controle de estoque em uma unidade de alimentação e nutrição. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S. l.], v. 15, p. e48364, ago. 2020.
DANDARO, F.; MARTELLO, L. L. Planejamento e controle de estoque nas organizações. Revista Gestão Industrial, v. 11, n. 2, 2015.
SUSIN, V. et al. Condições higiênico sanitárias, estruturais e de funcionamento de Unidades de Alimentação e Nutrição. Vigilância Sanitária em Debate, v.5, n.1, p.60-68, 2017.