DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DAS DOENÇAS IMUNOALÉRGICAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Adélia de Albuquerque Barros Universidade Federal de Alagoas
  • Stephany Abdias Varjão Universidade Federal de Alagoas
  • Marina Gabriela Braz de Matos Universidade Federal de Alagoas
  • Ítalo David da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Iramirton Figuerêdo Moreira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

alergia; imunologia; Educação Médica; tecnologias digitais; ebook.

Resumo

As doenças imunes alérgicas atingem cerca de 50% da população mundial, com perspectiva do aumento de sua incidência nos próximos anos, contudo, o campo científico da alergia e imunologia se desenvolveu apenas recentemente na história da medicina. Diante disso, há uma subvalorização do ensino da área dentro da comunidade médica, culminando na formação de profissionais inexperientes para o atendimento de condições imune alérgicas, o que gera consequências negativas sobre a qualidade de vida da população e sobre os custos de saúde. Assim, é inegável a necessidade de um meio acessível, flexível, economicamente e ambientalmente sustentável para a solução do problema evidenciado. Neste cenário, as tecnologias digitais possuem um grande impacto na dinâmica de ensino-aprendizado, especialmente na sociedade atual, sendo capazes de mitigar a lacuna deixada pelo sistema de ensino. Portanto, o presente trabalho evidencia a importância da construção e preparação de um ebook sobre doenças imune alérgicas como uma ferramenta digital de impacto na formação e preparo de médicos para o atendimento de pacientes com tais afecções.

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Referências

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Barros, M. A. de A., Varjão, S. A., Matos, M. G. B. de, Silva, Ítalo D. da, & Moreira, I. F. (2024). DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DAS DOENÇAS IMUNOALÉRGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 8(2), 326–332. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18564

Edição

Seção

Artigos