UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO LÚDICO E DE ENTRETIMENTO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS.

Autores

  • Mariana Leite de Almeida Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Camila de Melo Moura Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Harylia Millena Nascimento Ramos Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Rafaela Costa Russo do Vale Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Vana Janaína Gomes Ribeiro Coutinho Frazão Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Palavras-chave:

tecnologia; ludicidade; hospitalização; crianças.

Resumo

Na Declaração dos Direitos da Criança em 1959, iniciou-se a preocupação com a educação e o lazer no hospital, defendendo o direito a recreação e ao brincar. No ambiente hospitalar, com o afastamento do seu convívio familiar e social, usuários hospitalizados podem ser beneficiados com a implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação como computadores/tablets, celulares, TV com acesso à internet. A possibilidade dessa interface permite aos usuários desfrutarem do recurso pedagógico e de lazer sem se deslocar do lugar. Trata-se de um estudo descritivo, pautado no relato de experiência em um hospital público de ensino vivenciado através da implantação de um projeto intitulado “HU conectado”. O objetivo desse trabalho é debater sobre a importância da utilização do uso da tecnologia como recurso lúdico e de entretimento no processo de reabilitação de crianças hospitalizadas. Verificou-se que a implantação do projeto possibilitou agregar os recursos tecnológicos como um instrumento eficiente de entretenimento, facilitando a aceitação e a adesão ao tratamento das crianças, diminuindo as angústias causadas pela hospitalização. Visto os benefícios que esse projeto pode proporcionar, cabe por parte dos gestores, a implementação de políticas públicas semelhantes que possibilitem o acesso gratuito e livre da tecnologia em ambientes hospitalares.

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Referências

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

Almeida, M. L. de, Moura, C. de M., Ramos, H. M. N., Vale, R. C. R. do, & Frazão, V. J. G. R. C. (2024). UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO RECURSO LÚDICO E DE ENTRETIMENTO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. Gep News, 8(2), 339–346. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/18569

Edição

Seção

Artigos