RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS VANTAGENS E DESAFIOS DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE PELOS ENFERMEIROS NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DO HUPAA/UFAL
Palavras-chave:
prontuário eletrônico; tecnologia da informação; saúde.Resumo
O Prontuário Eletrônico é uma ferramenta que proporciona o gerenciamento de informações de forma imediata, precisa e tecnológica, permitindo o compartilhamento do acesso a dados do paciente com recursos de segurança, conforme preconizado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é expor as experiências vivenciadas pelos Enfermeiros que atuam na Clínica Pediátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes com essa ferramenta tecnológica. Durante o planejamento, execução e avaliação dos processos de trabalho inerentes a assistência ao paciente, foi percebido diversos ganhos de comunicação, favorecendo a desburocratização dos processos e o aumento da eficiência e qualidade nos serviços prestados. Contudo, ainda há limites que precisam ser ajustados para assegurar a utilização de todo o seu potencial como: resistência a utilização da ferramenta por uma parcela dos profissionais, necessidade de treinamento da equipe, indisponibilidade do sistema em função de falhas de comunicação de rede, instabilidade no fornecimento de energia elétrica e risco de ataques cibernéticos, além de integração do sistema com a rede de atenção primária, secundária e acesso remoto.
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Referências
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