Implantação da Política Nacional de Humanização (PNH): conquistas e desafios para a assistência em saúde
Resumo
A implantação da política Nacional de humanização (PNH) lançada em 2003, e vinculada à secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde visa a melhoria da assistência em saúde de forma articulada, sistematizada e humanizada, com a possibilidade de compartilhamento de vivências, fortalecendo a qualidade do acolhimento, e a interação entre os envolvidos (BRASIL. HumanizaSUS, 2006, p. 05).Revisão de literatura, utilizando-se como fonte de pesquisa, material já publicado sobre tema; livros, artigos científicos, publicações periódicas e manuais publicados nas bases de dados: LILACS, MEDLINE/BVS e SCIELO no período entre 2011 e 2017.A Política Nacional de Humanização (PNH) produz uma assistência em saúde acolhedora e integradora dos setores participantes, com adoção de medidas assistenciais, numa comunicação entre equipes multiprofissionais, engajados no processo de humanização. Propondo a valorização da atenção e gestão participativa, fortalecendo a integração entre os envolvidos na implantação da humanização. Estratégias voltadas para uma gestão efetivamente humanizada entre gestores, trabalhadores e usuários assistidos, fortalece o trabalho multiprofissional e a comunicação inclusiva da sociedade assistida, otimizando o entendimento do sistema e a participação no processo de promoção, prevenção e manutenção da saúde, compartilhando vivências, sentimentos e saberes entre os grupos.