Erisipela: um aprendizado de forma humanizada

Autores

  • Adriana Lima de Oliveira
  • Flávia Marina Lira dos Santos
  • Maria Iverlânia do Nascimento Silva
  • Maristela da Silva Moura
  • Raphaella da Rocha Marques

Resumo

Para uma acadêmica se tornar uma boa profissional, necessita não somente do conhecimento teórico, mas de uma boa iniciação ao exercício da prática. Com o objetivo de demonstrar essa importância na formação das futuras enfermeiras é que será relatada uma experiência sobre uma paciente, vivenciada enquanto estagiárias da Faculdade Estácio de Alagoas, em um hospital de Rio Largo – AL, que sofria de ferimentos causados pela Erisipela. Nesse sentido, atuamos no Hospital Ib Gatto Falcão, sob a orientação da preceptora, durante o 2° semestre de 2017, onde observamos que a paciente se queixava de dores em razão dos ferimentos ocasionados pela erisipela. A metodologia usada foi o prontuário da paciente H.P.C. O resultado dessa intervenção foi muito positivo, pois se pôde perceber a importância do escutar e entender a paciente com suas angústias e assim trazer alívio às suas inquietações, além de passar tranquilidade para que a mesma sinta-se segura e confiante em seu tratamento. Nesse processo de acompanhamento diário da paciente, é que se percebe a importância da assistência dada pela equipe de enfermagem no tratamento das úlceras, bem com todos os cuidados com o acolhimento e realização de curativos na enferma, na tentativa de uma abordagem humanizada.

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Publicado

2018-04-02

Como Citar

Oliveira, A. L. de, Santos, F. M. L. dos, Silva, M. I. do N., Moura, M. da S., & Marques, R. da R. (2018). Erisipela: um aprendizado de forma humanizada. Gep News, 1(1), 69–74. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/4686

Edição

Seção

Artigos