Ensino de alergia e imunologia clínica em dois cursos de graduação em medicina de universidades públicas em Maceió/AL
Resumo
Introdução: Alergia é definida como um transtorno de hipersensibilidade do sistema imune, que ocorre quando uma pessoa reage anormalmente contra uma substância considerada inofensiva. Objetivo: Verificar o ensino de alergia e imunologia clínica em dois cursos de graduação em medicina de universidades públicas em Maceió/AL. Métodos: Estudo transversal observacional descritivo, realizado nas instalações da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), no período de março a dezembro de 2016. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário, composto de questões objetivas e discursivas, sobre alergia, anafilaxia, em qual disciplina o tema foi abordado e se na instituição havia disciplina de alergia e imunologia. Resultados: Participaram do estudo 260 estudandes de medicina. Destes, 28,8 % souberam definir alergia, embora 85% tenham afirmado que conheciam a definição. Em relação a anafilaxia apenas 1,5% conheciam o conceito. 51,9% afirmaram que não havia aprendido sobre o tema ou não responderam. Quanto à existência de disciplina de Alergia e Imunologia clínica 48,5% afirmaram não existir. Conclusões: É necessário a implementação e gerenciamento de estratégias educacionais nas escolas médicas para melhorar a condução das doenças alérgicas, implantando a disciplina de alergia e imunologia clínica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-04-02
Como Citar
Moreira, I. F., Mundim, A. C. de O., & Jesus, K. P. de. (2018). Ensino de alergia e imunologia clínica em dois cursos de graduação em medicina de universidades públicas em Maceió/AL. Gep News, 1(1), 87–92. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/4690
Edição
Seção
Artigos