Percepção da Equipe de Enfermagem Sobre a Inserção do Setor de Acolhimento com Classificação de Risco as Gestantes em um Hospital do Interior da Bahia

Autores

  • Silas Santos Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana - Ba
  • José Ilson Lourenço dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Acolhimento. Classificação. Risco. Gestantes.

Resumo

O acolhimento tem sido considerado a porta de entrada para o estabelecimento de uma relação de confiança entre profissional e paciente. Para atender às necessidades de saúde e diminuir os riscos de morte materna e fetal, o acolhimento com classificação de risco (ACCR) atua como um processo dinâmico, identificando as mulheres que precisam de tratamento imediato de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento apresentado. Trata-se de um estudo de campo com abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário semiestruturado e após a leitura dos depoimentos, foram eleitas as categorias temáticas com base no método de análise de conteúdo de Bardin. Houve predominância do sexo feminino entre os participantes, sendo 30% enfermeiras e 70% técnicas de enfermagem atuantes no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto. O acolhimento é um dispositivo técnico-assistencial que possibilita a identificação das prioridades para o atendimento segundo a necessidade de saúde/gravidade/risco (classificação) ou vulnerabilidade de cada paciente de acordo com critérios pré-estabelecidos. Conclui-se que as entrevistadas reconhecem a necessidade de uma assistência diferenciada às gestantes e que a implantação do setor estabelece melhorias que garantem uma relação de confiança entre usuárias e profissionais, bem como eficácia no atendimento às urgências e emergências gravídicas.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

Carvalho, S. S., & Santos, J. I. L. dos. (2018). Percepção da Equipe de Enfermagem Sobre a Inserção do Setor de Acolhimento com Classificação de Risco as Gestantes em um Hospital do Interior da Bahia. Gep News, 2(2), 29–35. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/5235

Edição

Seção

Artigos