A Vivência na Monitoria de Enfermagem, Saúde e Sociedade I: Relato de Experiência
Palavras-chave:
Monitoria. Processo de ensino e aprendizagem. Enfermagem.Resumo
A monitoria acadêmica tem suas raízes na Lei Federal nº 5.540/68 que normatiza a organização e o funcionamento do ensino superior no Brasil. Sendo um espaço de vivência do processo de ensino e aprendizagem e aproximação do campo da docência. O presente estudo tem por intuito relatar a experiência sobre a vivência do estudante/monitor da disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade I. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência como monitor dessa disciplina na Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas – ESENFAR/UFAL, Campus A. C. Simões, Maceió/Alagoas, Curso de Bacharelado em Enfermagem
em ambos os semestres de 2016. Seguindo às competências determinadas ao monitor, as atividades de monitoria foram: acompanhar as aulas teóricas e práticas e sanar possíveis dúvidas dos discentes referentes ao conteúdo da disciplina e atividades propostas em horários específicos para as monitorias, organizar os materiais didáticos da disciplina, desenvolver trabalhos para submissão em congressos e revistas, participar de grupo de pesquisa e projeto de pesquisas envolvendo área supracitada. Portanto, a vivência como monitor tem possibilitado ao estudante de graduação adquire experiências pedagógicas e profissionais, que se torna fundamental para o desempenho futuramente como docente.