CAMINHOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CLASSE HOSPITALAR NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL DE ENSINO E ASSISTÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ / AL

Autores

  • Estefane Firmino de Oliveira Lima
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros
  • Nataniele Tertuliano da Silva
  • Sarah Lins de Barros Moreira
  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares

Resumo

Crianças e adolescentes, quando hospitalizados, se veem desprotegidos por estarem em um local isolado, afastados da maioria dos seus familiares e diante de procedimentos invasivos e dolorosos, além de romper bruscamente com as estruturas cotidianas da criança e de sua família, ocasionando prejuízos em seu desenvolvimento físico, mental e social. Dentre essas privações, o convívio escolar se apresenta como um fator preocupante, pois compete à escola propiciar recursos psicológicos para a evolução intelectual, social e cultural do homem. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão que envolve um projeto de implantação de uma classe hospitalar na clínica pediátrica de um hospital de ensino e assistência no município de Maceió. Trata-se de um estudo teórico que utilizou uma revisão narrativa acerca da temática em periódicos dispostos em meio eletrônico. Estudos recentes apontam que a participação na Classe Hospitalar proporciona benefícios significativos no que diz respeito ao desempenho escolar, como também facilitam o retorno à escola no momento da alta hospitalar da criança e adolescente. Percebe-se que a implantação do projeto de classe hospitalar na clínica pediátrica poderá oferecer um atendimento mais humanizado e favorecerá a continuidade da escolarização e o estabelecimento de vínculos, bem como o estreitamento das relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Como Citar

Lima, E. F. de O., Calheiros, M. I. F., Silva, N. T. da, Moreira, S. L. de B., & Soares, V. F. de O. (2019). CAMINHOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA CLASSE HOSPITALAR NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL DE ENSINO E ASSISTÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ / AL. Gep News, 3(1), 2–9. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7792

Edição

Seção

Artigos