EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Julya Thereza dos Santos Paixão
  • Joana Myllena Oliveira Messias
  • Maria Andreza Marques da Silva
  • Yhasmin Santos Silva
  • Amanda Cavalcante de Macêdo

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Redução de Danos. Reabilitação.

Resumo

O aumento do consumo de substâncias psicoativas tem sido um desafio frequentemente encontrado pelos familiares, governantes e profissionais de saúde de diversos países. Nesse contexto, é imprescindível destacar que a educação em saúde possibilita fundamentar estratégias que atuem no direcionamento do cuidado a fim de proporcionar ao indivíduo mecanismos que contribuam efetivamente em seu processo terapêutico. Dessa maneira, objetivou-se descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem em uma ação educativa na perspectiva da redução de danos. Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas em Maceió. Foram utilizados como recursos metodológicos a roda de conversa e dinâmicas, que após o acolhimento, prepararam os sujeitos para o momento seguinte. A atividade tinha como objetivo sensibilizar os usuários do CAPS-AD, sobre a importância e práticas relacionadas à redução de danos. Através da roda de conversa, os estudantes estabeleceram escuta qualificada e diálogo profícuo, permitindo o envolvimento e participação do público alvo no compartilhamento de experiências e no debate sobre os principais aspectos da estratégia de Redução de Danos (RD). Foi notório que a inserção de metodologias participativas possibilitou que os sujeitos se expressassem, reconstruíssem saberes e incorporassem novos conhecimentos acerca de uma temática intrínseca ao tratamento. Além disso, é fundamental ressaltar que a educação em saúde efetiva os vínculos criados entre profissionais e indivíduos para que assim seja construído um espaço de confiança que facilite a busca da autonomia e resolução de problemas através de um cuidado holístico, integral e sem preconceitos, mas, que possibilite ao usuário um pensamento crítico-reflexivo que garanta o exercício do seu aprendizado.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Paixão, J. T. dos S., Messias, J. M. O., Silva, M. A. M. da, Silva, Y. S., & Macêdo, A. C. de. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DA REDUÇÃO DE DANOS: AÇÕES DESENVOLVIDAS POR ACADÊMICOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Gep News, 2(2), 37–44. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7878

Edição

Seção

Artigos