A INTEGRAÇÃO DO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO VI E VII DISTRITOS SANITÁRIOS

Autores

  • Isabelle Cristina Neri dos Santos
  • Margarete Pereira Cavalcante

Palavras-chave:

Ensino-serviço-comunidade. Serviços de Saúde. Pesquisa e extensão.

Resumo

A análise da Integração ensino-serviço-comunidade nos serviços de saúde do VI e VII Distritos Sanitários toma como base o mapeamento elaborado pelo Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão do PET-Saúde GraduaSUS 2016-2018, sobre os projetos de pesquisa e extensão e iniciativas dos profissionais de saúde que tragam discussões pertinentes aos Sistema Único de Saúde no território prioritário baseado no eixo de integração entre o ensino, serviço e comunidade. O estudo tem como objetivo, conhecer as iniciativas que são desenvolvidas pelos Profissionais de Saúde nas Unidades de Saúde no VI e VII Distritos Sanitários para que se possa apoiá-las. A análise que se segue aponta para as Unidades Básicas constituídas como cenários de práticas de ensino, pesquisa e extensão com incentivo às experiencias de interdisciplinaridade e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a abertura destas Unidades para os processos formativos se constituem como uma ferramenta que possibilita a construção coletiva do saber e um passo para que se ampliem os cenários de práticas dos cursos de saúde de modo que se fortaleçam vínculos entre os serviços de saúde com a comunidade pelo fomento de ações que tragam o seu caráter integrador, demarcando os serviços de saúde como uma porta de entrada para os processos de formação das Instituições de Ensino Superior com resposta à comunidade e aos serviço que apontem para o desenvolver de conhecimento mutuo e o fomento ao controle social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Santos, I. C. N. dos, & Cavalcante, M. P. (2019). A INTEGRAÇÃO DO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO VI E VII DISTRITOS SANITÁRIOS. Gep News, 2(2), 161–168. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7894

Edição

Seção

Artigos