ESTRATÉGIAS E DISPOSITIVOS MULTIPROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: POTENCIALIDADE E DESAFIOS NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

Autores

  • Luciano Domingues Bueno
  • Maria Laura Barros da Rocha
  • Rayanne Morais de Souza

Palavras-chave:

Residência Multiprofissional. Multidisciplinaridade. Saúde.

Resumo

A Residência Multiprofissional em Saúde configura-se como um espaço de formação, atuação e intersecção entre as diferentes áreas da Saúde, através da reflexão e do encontro com o campo e com profissionais e distintas áreas do conhecimento. Como referencial teórico tem-se a Psicologia Sócio-histórica de Vigotski, bem como as diretrizes do SUS, com ênfase na Política Nacional de Humanização (PNH) e na Clínica Ampliada e Compartilhada. Desse modo, a partir de um estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório, pretende-se apresentar e discutir dispositivos transdisciplinares utilizados em uma residência multiprofissional, com objetivo de produzir conhecimento sobre uma rotina de assistência para além da uniprofissionalidade. Busca-se identificar e analisar as estratégias que asseguram a objetivação das propostas teóricas e metodológicas transversais de promoção de saúde. Para tanto, foram analisadas 5 estratégias, que se configuram como transdisciplinares e que fazem parte da rotina comum das diferentes áreas da saúde no programa de residência: Visita Multiprofissional, Admissão Multiprofissional, Alta Multiprofissional, Discussões de caso e Genograma. Apesar de alguns desafios que ainda surgem na execução da Alta Multiprofissional, as estratégias descritas apresentam grande potencialidade na documentação e promoção de uma escuta multiprofissional, rompendo com uma lógica fragmentadora do sujeito, promovendo um olhar compartilhado e uma escuta conjunta que amplia a potencialidade de fala do paciente e as trocas de experiências pela equipe.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Bueno, L. D., Rocha, M. L. B. da, & Souza, R. M. de. (2019). ESTRATÉGIAS E DISPOSITIVOS MULTIPROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: POTENCIALIDADE E DESAFIOS NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL. Gep News, 2(2), 204–211. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7901

Edição

Seção

Artigos