VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MATERNIDADE DE ALTO RISCO

Autores

  • Isabela Soares Gomes Alves
  • Jovania Marques de Oliveira e Silva

Palavras-chave:

Enfermagem. Estágio. Maternidade.

Resumo

Para atender as demandas atuais da área da saúde, há que se levar em consideração que o indivíduo deve ser assistido holisticamente, e não apenas como um ser biológico. O Estágio Supervisionado possibilita ao aluno a compreensão dessa dimensão do cuidado e o coloca como participante do processo do trabalho em saúde. Sentimentos como medo e insegurança são comuns na prática vivenciada pela acadêmica, porém, a rotina faz o estagiário mais seguro quanto aos seus procedimentos tornando possível controlar os sentimentos em relação às medidas a serem tomadas. O trabalho tem como objetivo relatar a vivência de uma acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas em uma maternidade de alto risco. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, produzido durante o Estágio Supervisionado em Hospital Geral e Unidade Básica de Saúde I da graduação de enfermagem da Escola de Enfermagem e Farmácia. O sentimento apresentado pela acadêmica relaciona-se ao impacto inicial da vivência de uma nova realidade. Com o estudo, torna-se possível que seja feita uma análise de como a experiência tem sido vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem. O Estágio Supervisionado pode ser entendido como uma estratégia pedagógica para tentar superar a fragmentação do conhecimento e ser utilizado como um referencial por outras Instituições de ensino na saúde que buscam formar profissionais de saúde com perfil humanista, capazes de atuar na integralidade da atenção à saúde e em equipe.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Alves, I. S. G., & Silva, J. M. de O. e. (2019). VIVÊNCIA DE UMA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA MATERNIDADE DE ALTO RISCO. Gep News, 2(2), 218–223. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7903

Edição

Seção

Artigos