BRINQUEDOTECA HOSPITALARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Estefane Firmino de Oliveira Lima
  • Nívea Kelly Santos da Silva

Palavras-chave:

Criança hospitalizada. Brinquedoteca. Brincar. Humanização.

Resumo

A hospitalização gera algumas mudanças significativas no estado físico e psíquico das crianças. No âmbito do SUS, a Lei nº 11.104/2005 obriga os hospitais brasileiros que trabalham com a internação infantil, a oferecerem um espaço físico, com materiais lúdicos e jogos educativos para as crianças e seus acompanhantes. Diante disso, esse estudo teve como objetivo identificar e analisar, com base em indexadores online, os estudos nacionais sobre as brinquedotecas hospitalares. Como método foi utilizado uma revisão integrativa com análise qualitativa, para tal foi feita uma busca nas bases de dados online: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram “brinquedoteca AND hospital”. A análise qualitativa foi realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Dezoito artigos foram incluídos no banco final deste estudo. Os anos de 2014 e 2015 apresentaram os maiores números de artigos publicados. A predominância da área da psicologia foi observada, bem como publicações a partir do ano de 2008. A análise qualitativa permitiu a identificação de duas categorias temáticas: 1) Análise da relevância brinquedotecas e 2) Criação e qualidade das brinquedotecas. Conclui-se que este estudo ampliou o conhecimento acerca das brinquedotecas hospitalares. Espera-se que demais pesquisas e reflexões teórico-práticas embasem compreensões acerca desse espaço de promoção de saúde.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Lima, E. F. de O., & Silva, N. K. S. da. (2019). BRINQUEDOTECA HOSPITALARES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Gep News, 2(2), 245–251. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7907

Edição

Seção

Artigos