A PALAVRA E O IMAGINÁRIO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR
Palavras-chave:
Oralidade. Imaginário. Arte de contar histórias. Humanização.Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar um relato de experiência descritivo, acerca das ações do projeto de Extensão Universitária atuando em Hospital de Ensino e Assistência, que usa a arte de contar histórias como estratégia lúdica, servindo como instrumento de mediação para o processo de construção dos significados, possibilitando assim, a instauração de um movimento de ressignificação do ambiente hospitalar. Nesse sentido, o estudo será subsidiado pela utilização dos conceitos vigotskianos referentes à explicitação da construção de novos significados e dos processos de imaginação. A realização das sessões de contação de histórias são planejadas e estruturadas previamente com definições de setor, histórias, músicas e textos utilizados, semanalmente, cada membro da extensão desenvolveu atividades que envolviam encenações, contação de histórias, leituras de poesias, canções e outras brincadeiras no período de 4 horas por dia. Durante a execução das atividades foi perceptível para as pesquisadoras, que houve descontração, sorrisos e afastamento das tensões provocadas pela hospitalização para os beneficiados, mesmo em meio a procedimentos invasivos. A partir da prática propiciada pelas ações do projeto é possível provocar mudanças sociais com a troca de experiência e da multidisciplinaridade, proporcionando uma formação crítica e com um novo olhar para a saúde que vai além do diagnóstico e a arte de contar história contribui para a formação ativa, humanizada e compromissada com o SUS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-06-10
Como Citar
Silva, M. L. V. da, Nascimento, M. da S., Lima, I. D. da S., Silva Neto, U. I. da, Calheiros, M. I. F., & Soares, V. F. de O. (2019). A PALAVRA E O IMAGINÁRIO: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR. Gep News, 2(2), 304–310. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7916
Edição
Seção
Artigos