COMUNICAÇÃO COM O DEFICIENTE AUDITIVO: DIFICULDADES NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE

Autores

  • Rafaella Fernanda de Farias Lima
  • Rafaell de Farias Lima

Palavras-chave:

Libras. Deficiência Auditiva. Saúde.

Resumo

A surdez vem sendo considerada um problema de saúde pública, isso se dá ao fato da sua incidência estar se ampliando em nosso país, necessitando assim que se tenha um olhar mais cuidadoso sobre o tema. Este estudo tem como objetivo, identificar as dificuldades encontradas na prática de profissionais de saúde perante a um paciente surdo, trata-se de uma revisão integrativa em que foram analisados artigos publicados entre os anos de 2010 e 2018, tendo como fonte principal de consulta a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e PubMed. Ao se realizar diversas pesquisas e análises, ficou constatado que os profissionais que atuam na área da saúde não possuem conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e que estão em sua grande maioria despreparados para receber um paciente com essa deficiência e traçar seu plano terapêutico, limitando assim, as consultas, os tratamentos, diagnósticos e prevenção. Gerando no paciente um constrangimento por não conseguir se expressar durante o atendimento, dessa maneira, estratégias precisam ser buscadas, tendo como simples exemplos a capacitação desses profissionais, ou a presença de um intérprete de LIBRAS, devendo também ser incrementado na grade curricular da academia assuntos e conteúdo que tragam a Língua Brasileira de Sinais como foco principal, vindo a gerar uma enorme contribuição na qualidade de vida dessas pessoas, evitando constrangimentos e até mesmo que o diagnóstico seja realizado de forma equivocada. Por isso, deve-se tratar do tema com mais frequência, tanto nas unidades de saúde e nos hospitais, como em toda nossa sociedade.

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Lima, R. F. de F., & Lima, R. de F. (2019). COMUNICAÇÃO COM O DEFICIENTE AUDITIVO: DIFICULDADES NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. Gep News, 2(2), 375–382. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7929

Edição

Seção

Artigos