EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR INTERMÉDIO DAS VISITAS DOMICILIARES COM ENFOQUE NA ESCUTA QUALIFICADA REALIZADAS NA ESF VILA ALTINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Nataniele Silva Canuto
  • José Carlos da Silva Lins
  • Max Douglas Alves Silva

Palavras-chave:

Visita domiciliar. Educação em Saúde. Equidade.

Resumo

As visitas domiciliares tornam-se um meio de grande importância para promoção do vínculo e cuidado humanizado com os usuários que possuam algum tipo de limitação, principalmente os que apresentam doenças crônicas. Estes que, muitas vezes, não possuem informações sobre seu processo saúde-doença e não têm condições sociais de buscá-los. Desta forma, necessitam de um cuidado maior em relação ao seu modo de vida e as orientações, esclarecimentos prestados pelo enfermeiro que possibilitam uma significativa melhora ou estabilidade, bem como a promoção da qualidade de vida. Tem-se como objetivo relatar a experiência de visitas domiciliares durante o estágio obrigatório, dando ênfase à escuta qualificada e educação em saúde. Trata-se de um relato de experiência realizado durante o estagio obrigatório em uma unidade básica de saúde. Além das atividades técnicas na unidade de saúde, foi oportunizada a realização de ações voltadas à educação em saúde na escola e com os usuários do serviço e visitas domiciliares. Utiliza-se durante as visitas domiciliares a educação em saúde e a escuta qualificada, onde foram passadas informações sobre promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, relacionado com o processo saúde doença de cada indivíduo. Além disso, foram inseridos os momentos de compartilhamento de saberes através da transmissão de formas para aliviar os sintomas de doenças pré existentes, através de práticas integrativas, buscando agregar os saberes populares com as evidências da literatura e contribuir para qualidade de vida. Conforme foram sendo feitas as visitas, a conversa fluía mais facilmente, sendo orientando sobre os cuidados, visando à integralidade do sujeito e o seu contexto social, econômico, entre outros, para não nos equivocarmos nas orientações, pois cada pessoa tem uma realidade diferente que precisa ser respeitada, cumprindo assim o principio da equidade.

 

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

Canuto, N. S., Lins, J. C. da S., & Silva, M. D. A. (2019). EDUCAÇÃO EM SAÚDE POR INTERMÉDIO DAS VISITAS DOMICILIARES COM ENFOQUE NA ESCUTA QUALIFICADA REALIZADAS NA ESF VILA ALTINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gep News, 2(2), 403–409. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7932

Edição

Seção

Artigos