AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS INTERNADOS NO HUPAA
Palavras-chave:
Pesquisa de satisfação. Perfil socioeconômico. Serviços de saúde.Resumo
No campo da Saúde Pública, a avaliação de programas e serviços de saúde favorece o aperfeiçoamento de estratégias de planejamento em saúde e o controle, técnico e social, dos serviços dispensados para a sociedade. O usuário é definido com sujeito e suas opiniões e expectativas são consideradas elementos legítimos na mensuração da qualidade de atenção à saúde. Objetivos: objetivo geral do trabalho foi verificar a satisfação dos usuários internados em relação aos serviços prestados no Hupaa. Os objetivos específicos foram traçar o perfil socioeconômico desses usuários, identificar os fatores associados ao índice de satisfação, verificar a satisfação dos usuários quanto a estrutura física e atendimento hospitalar e detectar a proporção de usuários que indicariam o hospital para seus familiares e/ou amigos. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo realizada a partir de levantamento de dados. A técnica de amostragem utilizada foi de amostra por conveniência com 25% da clientela atendida no hospital, com a finalidade de se adequar a meta 8 da contratualização com o município. Foram entrevistados 161 pacientes internados durante o mês de abril de 2018. Resultados: O resultado mostra que dos pacientes internados a grande maioria são de mulheres (87,48%), a faixa etária predominante foi de 20 a 39 anos (59,63%), aproximadamente 40,37% dos usuários possuem ensino médio completo e cerca de 63,98% dos pacientes não estão trabalhando no momento da pesquisa. Quando questionados sobre a indicação do hospital para amigos e/ou parentes 98,76% afirmaram indicar o HU. A pesquisa de satisfação apontou que 95,03% dos usuários entrevistados estão satisfeitos com o atendimento geral do HU. Considerações finais: Os dados apresentados revelam aspectos importantes em relação a avaliação que os cidadãos fazem a respeito do serviço prestado pelo Hospital Universitário, apontando pontos positivos e pontos onde a qualidade da instituição precisa ser aprimorada.