SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE D.W. WINNICOTT PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Bruna Larissa Santos da Rocha
  • Indyra Dayane Cândido Pontes da Silva
  • Lídia Micaely Ferreira da Silva Moraes

Palavras-chave:

Saúde mental e educação 1. Educação infantil 2, Winnicott e educação.

Resumo

Apresenta-se um ensaio teórico sobre as contribuições de D.Winnicott para educação infantil. Foi realizado um ensaio científico tendo como referências a obra clássica de Phillipe Áries (1981), as obras de Winnicott e as leis que permeiam a educação infantil no Brasil. Objetivou-se uma análise crítica da contribuição do campo da saúde mental na educação infantil, como campos de conhecimentos imprescindíveis para elaboração de políticas públicas relacionadas a infância. Foi observado que através do trabalho de Winnicott em instituições acolhedoras de crianças e adolescentes e sua prática como pediatra, contribui de forma original para compreendemos a importância de trabalhar a saúde mental e educação, como forma preventiva e de dar um suporte aquelas crianças que apresentam uma falha no processo maturacional. Concluímos que ainda é necessário estreitar os laços entre os campos de conhecimentos que cerca as crianças e a elaboração de políticas públicas que tenham como foco a promoção a saúde mental das crianças, visto que uma infância saudável vai dar subsídios para adultos integralizados em termo de saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Rocha, B. L. S. da, Silva, I. D. C. P. da, & Moraes, L. M. F. da S. (2019). SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE D.W. WINNICOTT PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Gep News, 2(2), 479–489. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7942

Edição

Seção

Artigos