CONCEPÇÃO DA PSICOLOGIA ACERCA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA ESTRATÉGIA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Palavras-chave:
Centro de Convivência e Cultura. Centro de Atenção Psicossocial.Resumo
Os Centros de Convivência e Cultura são dispositivos articulados a vários programas sociais que visam a inserção e socialização do usuário com transtornos mentais na comunidade. O presente estudo tem por objetivo apresentar a concepção da psicologia acerca dos Centros de Convivência e Cultura na estratégia do Centro de Atenção Psicossocial. Este trabalho foi realizado no âmbito da Disciplina de Psicologia e Saúde Mental (8º período) na Faculdade Estácio de Alagoas – Estácio FAL, por estudantes do Curso de Psicologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva de levantamento de informação, realizada por meio de uma entrevista com um questionário de livre estruturação. O psicólogo dentro do contexto de saúde mental trabalha em interdisciplinaridade, realizando atividades a partir da arteterapia, musicoterapia e ludoterapia nos grupos operativos, oficinas, projetos de psicoeducação e terapia de grupo no qual avalia os aspectos psicológicos e comportamentais do usuário da rede de saúde mental, psiquiatria do SUS ou da saúde suplementar. Portanto, os Centros de Convivência e Cultura são estruturas que possuem a função primordial no processo de reinserção dos usuários no meio social, visto que, o objetivo desse programa é trabalhar o sujeito em suas particularidades grupais, que interagem com as características individuais, com estratégias voltadas a prática humanizada em saúde mental, trazendo vantagens aos usuários, como o ganho da autonomia e da capacidade de expressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-06-10
Como Citar
Souza, M. O. de, Sousa, J. N. de, Fernandes, F. dos S., & Andrade, L. C. L. de. (2019). CONCEPÇÃO DA PSICOLOGIA ACERCA DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA E CULTURA NA ESTRATÉGIA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Gep News, 2(2), 490–497. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7943
Edição
Seção
Artigos