A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES (HUPAA)

Autores

  • Ana Beatriz de Almeida Lima
  • Nataly Mayara Cavalcante Gomes
  • Igor Michel Ramos dos Santos
  • Amanda Maria Silva da Cunha
  • Anne Laura Costa Ferreira

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Recém-Nascido. Enfermagem.

Resumo

O recém-nascido (RN) de risco caracteriza-se por necessitar de terapia intensiva, pois apresenta maiores riscos que a média de morbidade e mortalidade em decorrência de distúrbios e/ou circunstâncias superpostas ao curso normal de eventos associados com o nascimento e ajustamento à existência extrauterina. A UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) é um local onde se realizam cuidados intensivos ao RN de alto risco, sendo considerada de suma importância para sua recuperação. Objetivo: Relatar sobre a atuação da enfermagem vivenciada nas atividades práticas supervisionadas no setor da UTI Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Metodologia: Trata-se de estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência das atividades práticas supervisionadas no setor da UTI Neonatal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) em Outubro de 2018, vivencidas por acadêmicas do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas  na disciplina de Intervenção de Enfermagem no Processo Saúde-Doença da Criança e do Adolescente. Resultados:  Foi realizada observação da rotina da UTI Neonatal, da inserção de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) em recém-nascido realizada pela Enfermeira. No segundo encontro, foi realizado acompanhamento da passagem de sonda orogástrica em recém-nascido e observação da instalação de CPAP em RN. Por fim, foi realizada passagem de sonda nasogátrica, observada a desestabilização dos sinais vitais de outro RN e as práticas na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru – UCINCa. Considerações finais:  Dessa maneira, tal campo de prática foi bastante enriquecedor, pois o cuidado ao RN na UTI Neonatal deve ser de forma integral, onde o profissional da enfermagem surge como membro da equipe multiprofissional que mais manuseia o RN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

Lima, A. B. de A., Gomes, N. M. C., Santos, I. M. R. dos, Cunha, A. M. S. da, & Ferreira, A. L. C. (2019). A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: VIVÊNCIAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES (HUPAA). Gep News, 2(2), 498–504. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/7944

Edição

Seção

Artigos