Entre a Expansão e o Declínio: A Democratização do Acesso ao Ensino Superior e a Queda nas Inscrições do Enem no Período 2017- 2021
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2024.n.2.18046Palavras-chave:
Educação Pública, Acesso à Educação Superior, DemocratizaçãoResumo
No momento em que se consolida a atualização das ações afirmativas nas universidades públicas e registramos os 25 anos da concepção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), este artigo analisa a recente diminuição no número de inscritos na principal modalidade de ingresso nas universidades públicas do país. O embasamento deste trabalho fundamenta-se nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação, destacando-se os Microdados ENEM, o Censo da Educação Superior e os Press Kits ENEM (INEP). A pesquisa resgata a centralidade do exame no processo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro e identifica os possíveis fatores explicativos para a redução no número de inscritos nas edições de 2017 a 2021.
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