Entre a Expansão e o Declínio: A Democratização do Acesso ao Ensino Superior e a Queda nas Inscrições do Enem no Período 2017- 2021

Autores

  • Erlando Silva Reses Universidade de Brasília
  • Bruno Moreira Borges Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2024.n.2.18046

Palavras-chave:

Educação Pública, Acesso à Educação Superior, Democratização

Resumo

No momento em que se consolida a atualização das ações afirmativas nas universidades públicas e registramos os 25 anos da concepção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), este artigo analisa a recente diminuição no número de inscritos na principal modalidade de ingresso nas universidades públicas do país. O embasamento deste trabalho fundamenta-se nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação, destacando-se os Microdados ENEM, o Censo da Educação Superior e os Press Kits ENEM (INEP). A pesquisa resgata a centralidade do exame no processo de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro e identifica os possíveis fatores explicativos para a redução no número de inscritos nas edições de 2017 a 2021.

 

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Biografia do Autor

Bruno Moreira Borges Carvalho, Universidade de Brasília

Mestrando na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Especialista em Gestão da Educação pela Faculdade de Educação - Universidade de Brasília (UnB). Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Sociologia e Coordenador de Filosofia/Sociologia - Centro Educacional Leonardo da Vinci. Professor formador da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - GDF (EAPE). Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico para a Avaliação do Ensino Médio (INEP). Integrante da Comissão de Acompanhamento do PAS - Cebraspe/UnB.

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Publicado

2025-08-05

Como Citar

RESES, Erlando Silva; CARVALHO, Bruno Moreira Borges. Entre a Expansão e o Declínio: A Democratização do Acesso ao Ensino Superior e a Queda nas Inscrições do Enem no Período 2017- 2021. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 18, n. 2, p. 162–178, 2025. DOI: 10.28998/lte.2024.n.2.18046. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/18046. Acesso em: 8 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Desigualdades Educacionais

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