O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social

Authors

  • Cristiano das Neves Bodart Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11397

Keywords:

Ensino de Sociologia, Configuração, Desnaturalização, Estranhamento,

Abstract

O artigo problematiza as formas de apropriação dos conceitos de desnaturalização e estranhamento presentes nas OCEM-Sociologia (2006) que, quando destacados, tornam-se as especificidades da Sociologia escolar. Argumenta-se que: i) a Sociologia escolar carece de abordagens propositivas de orientação à prática docente; ii) o “olhar figuracional da vida social” é uma disposição epistemológica potente para descrever as especificidades da Sociologia escolar; iii) a clareza das especificidades da Sociologia é de suma importância para sua consolidação enquanto disciplina do Ensino Básico. Para tanto, realiza-se uma breve revisão de literatura e apropria-se das contribuições de autores contemporâneos, sobretudo Norbert Elias, para uma proposição de especificidade da Sociologia escolar, sendo o “olhar figuracional da realidade social”.

Abstract

The article discusses the forms of appropriation of the concepts of denaturalization and the strangeness present in the OCEM-Sociology (2006) when highlighted being the specificities of school Sociology. It is argued that: i) school sociology lacks propositional approaches to guide teaching practice; ii) the “figurational look at social life” is a powerful epistemological disposition to describe the specifics of school sociology; iii) the clarity of the specificities of Sociology is of paramount importance for its consolidation as a Basic Education discipline. To this end, a brief literature review is carried out and the contributions of contemporary authors, especially Norbert Elias, are appropriated for a specific proposition of school sociology, being the “figurational look of social reality”.


 

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Configuração. Desnaturalização. Estranhamento.

 

Abstract

The article questions the ways of appropriating the concepts of denaturalization and the strangeness present in the OCEM-Sociology (2006) when highlighted being the specificities of school Sociology. It is argued that: i) school sociology lacks propositional approaches to guide teaching practice; ii) the "figurational perception of social life" is a more coherent epistemological disposition to describe the specificities of school sociology; iii) the clarity of the specificities of Sociology is of paramount importance for its consolidation as a Basic Education discipline. To this end, a brief review of the literature is carried out and the contributions of contemporary authors, especially Norbert Elias, are appropriated for a proposal regarding the specificity of school sociology, being the "figurational perception of social reality".

 

Keywords: Teaching Sociology. Configuration. Denaturation. Estrangement.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

References

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Lanham, Rowman & Littleield, 2000.

BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Um Raio-X do professor de Sociologia brasileiro: condições e percepções. Estudos de Sociologia (UFPE), v. 2, p. 197-233, 2016.

BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Quem leciona sociologia após 10 anos de presença no ensino médio brasileiro? In: BODART, Cristiano das Neves Bodart; LIMA, Wanderson Luan dos Santos. O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp. 33-61.

BOURDIEU, Pierre. Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987.

BOURDIEU, Pierre. La dominacion masciuline. Paris: Seuil, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1996.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

DA MATTA, Roberto. “Ofício do etnólogo ou como ter anthropological blues”. In: NUNES, E. (Org). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 5ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

ELIAS, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa, Edições 70, 2008.

ENGERROFF, Ana Martina Baron; OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de Sociologia no Brasil e os sentidos da cidadania nos documentos oficiais norteadores da prática docente. In: BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia e de Filosofia escolar. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. Pp. 15-41.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

LOPES, Ricardo Cortez; CAREGNATO, Célia Elizabete. O estranhamento e a desnaturalização por dentro: da educação autônoma para a educação autêntica. Movimentação, v. 3, nº. 5, p. 56-74, 2016. Disponível em: < https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/viewFile/6720/3956>. Acesso em: 10 set. 2020.

LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 2. 3ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar (Org.). Sociologia: ensino médio. Coleção Explorando o ensino. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015.

RABELO, Francisco Chagas Evangelista. Limites do uso metodológico dos princípios de “estranhamento”, “distanciamento” e “reflexividade” na pesquisa sociológica. Anais do XXVIII Encontro Anual da Anpocs, outubro de 2004.

RISSARDI, Melina Sumaia. (2016) A desnaturalização da realidade social como método para o ensino de sociologia na educação básica: para além do currículo oficial do Estado de São Paulo. Dissertação de mestrado em Docência para a Educação Básica. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. 2016.

RÖWER, Joana Elisa; FRANÇA, Haydée Maria da Silveira de Vargas. Sociologia no ensino médio: o olhar sociológico em discursos textuais de estudantes. Anais do XI Congresso nacional de Educação – EDUCARE, 2013. Curitiba, 23 a 29 de setembro de 2013. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/9781_7076.pdf>. Acesso em: 10 de set. 2020.

SANTOS, José Vicente Tavares dos Santos. Sociologia contemporânea e crise social. Anos 90, Revista do Programa de Pós-graduação em História, v.2, n.2, p. 47-59, 1994. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6124/3628>. Acesso em: 10 de set. 2020.

SANTOS, Valci Melo Silva dos. (2020). Os livros didáticos de Sociologia e o discurso de desnaturalização das explicações sobre a realidade social. Tese (doutorado) Universidade Federal de Alagoas. 2020.

SILVA, Manuella Maria Santos Miguel da. Cidadania e desnaturalização: sentidos atribuídos ao ensino de sociologia na educação básica. Habitus, v. 12, n.2, pp. 44-61, 2014.

SILVA, Afrânio; et al. Sociologia em Movimento. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.

WILLEMS, Emilio. Observações críticas acêrca do ensino de Sociologia. In: CARVALHO, Delgado de. Didática das Ciências Sociais. Imprensa Oficial: Belo Horizonte, 1949.

Published

2021-01-25

How to Cite

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 139–160, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11397. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11397. Acesso em: 23 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.