ENTREVISTA: "Escrever um currículo é um pouco como escrever uma lei". Entrevista com Muriel Darmon, Presidente da Associação Francesa de Sociologia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11312

Parole chiave:

Sociologia, Currículos escolares, Políticas escolares, Ensino, Economia,

Abstract

Embora a estrutura do Liceu Francês tenha sido profundamente modificada, com a abolição da série existente e um bacharelado em parte sob avaliação contínua, os currículos tiveram que ser reescritos novamente nos últimos anos. Assim, foram criados grupos de trabalho em cada disciplina, reunindo "especialistas", professores de liceu e inspetores. Muriel Darmon, presidente da Associação Francesa de Sociologia (AFS), participou do grupo responsável por reescrever os currículos de ciências econômicas e sociais e relembra esta experiência e as tensões inerentes com uma perspectiva sociológica.

Abstract

While the structure of the French Lycée has been profoundly modified, with the abolition of the existing series and a baccalaureate partly under continuous assessment, the curricula have had to be rewritten again in recent years. Working groups have therefore been set up in each subject area, bringing together "experts", lycée teachers and inspectors. Muriel Darmon, President of the French Sociology Association (AFS), has thus participated in the group responsible for rewriting the economic and social science curricula and looks back on this experience and the inherent tensions with a sociological perspective.


Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Igor Martinache, Universidade de Paris

Professor associado de Ciênciais Sociais na Universidade de Paris; Doutor em Ciência Politica pela Universidade de Lille.

Riferimenti bibliografici

Bibliografia das principais obras de Muriel Darmon

Livros

DARMON Muriel. Becoming anorexic. A sociological study. Routledge: London, 2016.

DARMON, Muriel. Classes préparatoires. La fabrique d’une jeunesse dominante, La Découverte, 2013.

DARMON, Muriel, La socialisation. Paris: Armand Colin, 2006.

DARMON, Muriel, Devenir anorexique. Une approche sociologique, La Découverte, 2003.

Coordenação de números temáticos em revistas acadêmicas

DARMON Muriel, DULONG Delphine, FAVIER, Elsa. Temps et pouvoir. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 226-227, 2019.

BERTRAND, Julien, COTON, Christel, DARMON Muriel, LIGNIER, Wilfried, NOURI-MANGOLD, Sabrina, PASQUALI, Paul, SCHOTTE, Manuel Schotté. Faire l’excellence. Sociétés Contemporaines, n. 102, 2016.

DARMON, Muriel HURTUBISE, Roch, QUENIART, Anne. Corps et politiques : entre l’individuel et le collectif. Lien Social et Politiques, n. 59, printemps 2008.

DARMON, Muriel, DETREZ, Christine. Corps et société. Problèmes Politiques et Sociaux, n. 907, décembre 2004.

Artigos

DARMON, Muriel. The School Form of the Hospital: How Does Social Class Affect Post-stroke Patients in Rehabilitation Units ? Qualitative Sociology, vol. 43, n. 2, p. 235-254, 2020.

DARMON, Muriel. Drafting the ‘time space’. Attitudes towards time among prep school students, European Societies, vol. 20, n. 3, p. 525-548, 2018.

DARMON, Muriel, SCHOTTE, Manuel. Classer des élèves, classer des coureurs : les hiérarchies dans les institutions d’excellence. Sociétés Contemporaines, n. 102, p. 45-73, 2016.

DARMON, Muriel. Bourdieu and psychoanalysis: an empirical and textual study of a pas-de-deux. The Sociological Review, vol. 64, n. 1, p. 110-128, 2016.

DARMON, Muriel. A People Thinning Institution. Changing bodies and souls in a commercial weight-loss group. Ethnography vol. 13, n. 3, p. 375-398, sept. 2012.

DARMON, Muriel. Sélectionner, élire, prédire : le recrutement des entrants en classes préparatoires, Sociétés Contemporaines, n. 86, p. 5-29, 2012.

DARMON, Muriel. Des jeunesses singulières. Sociologie de l’ascétisme juvénile. Agora Débats/Jeunesses, n. 56, p. 49-62, 2010.

DARMON, Muriel. Surveiller et maigrir. Sociologie des modes de contraintes dans un groupe commercial d’amaigrissement. Review of Agricultural and Environmental Studies, vol. 91, n. 2, p. 209-228 2010.

DARMON, Muriel. The Fifth Element: Social Class and the Sociology of Anorexia. Sociology, vol. 43, n. 4, p. 717-733, August 2009.

DARMON, Muriel. Variations corporelles. L’anorexie au prisme des sociologies du corps, Adolescence, n. 56, p. 437-452, juin 2006.

DARMON, Muriel. Le psychiatre, la sociologue et la boulangère : analyse d’un refus de terrain. Genèses, n° 58, p. 98-112, mars 2005.

DARMON, Muriel. La socialisation, entre famille et école. Observation d'une classe de première année de maternelle. Sociétés & Représentations, vol. 11, n. 1, p. 515-538, 2001.

DARMON, Muriel Les “entreprises” de la morale familiale. French Politics, Culture and Society, vol. 17, n. 3-4, p. 1-19, Summer/Fall 1999.

DARMON, Muriel. La notion de carrière : un instrument interactionniste d'objectivation. Politix,, vol. 82, n. 2, p. 149-167, 2008.

Pubblicato

2021-01-25

Come citare

MARTINACHE, Igor. ENTREVISTA: "Escrever um currículo é um pouco como escrever uma lei". Entrevista com Muriel Darmon, Presidente da Associação Francesa de Sociologia. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 311–332, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11312. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11312. Acesso em: 23 nov. 2024.

Articoli simili

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.