Os sentidos da Sociologia na Educação Básica: desafios curriculares e as políticas públicas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11376

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumo

O objetivo desse trabalho é pensar, no contexto do século XXI, os sentidos do ensino de Sociologia a partir de dois momentos que classificaremos como: tempo de legalidade e tempo de incertezas. Este corte histórico é significativo para reflexão sobre o lugar da Sociologia através de aprovações legais e de tentativas de desvalorização da disciplina. Se no primeiro momento a Sociologia escolar é marcada por um período de conquistas, por sua vez, no segundo, há uma tendência de instabilidade frente às novas políticas públicas educacionais no país. É neste sentido que buscamos trazer discussões sobre a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, apresentamos, como ponto mediador, os resultados de uma pesquisa com alunos do Ensino Médio, levantamento bibliográfico e documentos oficiais legislativos. Como estas ações vêm ressignificando a intermitência da Sociologia no Ensino Médio no Brasil? Quais os impactos e as visões de mundo destes momentos frente à construção da identidade da disciplina? Desta forma, a pesquisa visa interrogar sobre os sentidos do ensino de Sociologia.

Abstract

The objective of this work is to think, in the contexto of the 21st century, the meanings of the teaching of Sociology from two moments that we will classify as: time of legality and time of uncertainty. This historical cu tis significant for reflexting on the place of Sociology through legal approvals and attempts to devalue the discipline. If in the first moment school Scociology is marked by a period of conquests, in turn, inthe second, there is a tendency of instability in the face of new educational public policies in the country. It is in this sense that we seek to bring discussions about the Reformo of Secondary Education and the Common National Curriculum Base. Methodologically, we present, as a mediating point, the results of a survey of high school students, bibliographic survey and oficial legislative documents. How have these actions given new meaning to the intermittency of Sociology in High School in Brazil? What are the impacts and worldviews of these moments regarding the construction of the discipline’s identity? Thus, the research aims to interrogate the meanings of Sociology teaching.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Lúcia da Silva de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos dos Goytacazes- RJ

Professora Adjunta IV do Departamento de Ciências Sociais (COC). Área de concurso: Sociologia e Ensino de Sociologia. Atua ministrando disciplinas na área do ensino de Sociologia e optativas no curso de Ciências Sociais; e Teoria Sociológica I, no curso de Economia. Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais – Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Foi coordenadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES (Agosto de 2018 a Janeiro de 2020), núcleo de sociologia. Coordena o Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura Motirõ Nhãdereko. É membro efetivo do Laboratório de pesquisa em Ensino de Ciências Socias (LAPECS) onde vem se dedicando às linhas de pesquisas: “Ensino de sociologia e sociologia da educação” e “Memória, Religiosidade e Educação”.

 

 

Referências

ALVES, Anderson de Souza. Passos em falso? Investigação sobre a relação entre o banco mundial e o currículo do Ensino Médio brasileiro. 2017, 43f. Graduação (Ciências Sociais – Licenciatura) – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional , Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ.

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. A importância da Sociologia escolar: esclarecimentos necessários em tempo de obscurantismo. In. BODART, Cristiano das Neves; ROGÉRIO, Radamés de Mesquita (Orgs.). A importância do ensino das Ciências Humanas: Sociologia, Filosofia, História & Geografia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020.

BODART, Cristiano; AZEVEDO, Gustavo Cravo de; TAVARES, Caio dos Santos. Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008). Debates em Educação. Maceió-AL, vol. 12, n.º. 27, p. 214-235, maio/Ago, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file>. Acesso em: jan. 2019.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm >. Acesso em: fev. 2017.

BRASIL. Ciências humanas e suas tecnologias: Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Resolução Nº 4, de 16 de Agosto de 2006. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2006. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/rceb04_06.pdf >. Acesso em: agost, 2006.

BRASIL. Presidência da República. Veto ao Projeto de Lei n. 09/00. Mensagem n. 1.073, Brasília, DF, 8 out. 2001.

SANTOS, Fabiano; TANSCHEIT, Talita. Quando velhos atores saem de cena: a ascensão da nova direita política no Brasil. Colomb.int. n.99, pp.151-186, 2019.

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os professores da Rede Pública do Distrito Federal. 2002, 170 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) –Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

SARANDY, Flavio M. S. A Sociologia vai à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o Ensino Médio no Brasil. 2004, 142f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ.

SILVA, Eleizi Fiorele. O ensino de Sociologia e a BNCC. In. (BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves et CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.) Dicionário de Ensino de Sociologia. Maceió-AL: Editora Café com Sociologia, 2020.

SILVA, Eleizi. O ensino das Ciências Sociais/Sociologia no Brasil: histórico e perspectivas. In. Sociologia: Ensino Médio. Coleção Explorando o Ensino; v. 15. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

PAIVA, Andréa Lúcia da Silva de. Os sentidos da Sociologia na Educação Básica: desafios curriculares e as políticas públicas educacionais. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 189–208, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11376. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11376. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.