Desfechos neonatais do consumo de cafeína na gestação: scoping review
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i0.11441Resumo
Objetivo: mapear a produção de conhecimento atual sobre a exposição pré-natal à cafeína e seu impacto nos desfechos neonatais. Método: revisão de escopo, com estratégia de busca realizada em outubro de 2020 nas bases Science direct, SCOPUS, Pubmed Central e MEDLINE/PubMed via National Library of Medicine e CINAHL, ampliando-se às listas de referências das fontes utilizadas. A extração dos dados foi feita por dois revisores independentes e os dados analisados e sintetizados em forma de narrativa. Resultados: a amostra final foi composta por 07 estudos primários publicados entre 2016 e 2019, na língua inglesa, nível IV de evidência, abordando as características de consumo materno de cafeína, os métodos para identificação e as consequências neonatais associadas. Cerca de 50 % das mulheres selecionadas nos artigos primários dessa revisão relataram consumo médio de 130 mg/dia de cafeína por meio de café e chá, principalmente, além de consumo concomitante de tabaco e álcool. Houve identificação do consumo de cafeína ao risco de baixo peso ao nascer em 50 % dos estudos, assim como houve aumento da idade gestacional associado à cafeína de café e de intervenções neonatais associadas ao consumo de cafeína de chocolate; não foi identificado associação do consumo de cafeína com paralisia cerebral. Conclusão:Observou-se a correlação da exposição acentuada à cafeína durante a gravidez às consequências prejudiciais no neonato, com ênfase em alterações antropométricas, porém, ainda se fazem necessários mais estudos, visto que as informações não são absolutas.
Palavras-chaves: Cafeína. Efeitos Tardios da Exposição Pré-Natal. Neonatologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.