Perdão, confiança e amizade: Valorização dos sentimentos de dependentes químicos
Resumo
O Projeto de Extensão AMAR: CI pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tem como um de seus objetivos a Educação em Saúde para o público acometido pela dependência e abuso de substâncias psicoativas através da atuação nas comunidades terapêuticas de Maceió. Uma das ações do projeto aconteceu na Casa Betânia, comunidade terapêutica que acolhe o público feminino, e teve como objetivo a manutenção da saúde mental das acolhidas através de atividades para valorizar e fortalecer os sentimentos de perdão, confiança e amizade. Tal demanda foi percebida pelos integrantes do projeto ao conversar com as mulheres da comunidade e saber suas histórias que foram marcadas por um passado permeado pelo abandono, rejeição, violência e medo. O resultado das atividades realizadas foi contundente com a literatura científica e influenciou positivamente o bem estar desse público, mais especificamente na qualidade de saúde mental. Logo, nota-se a importância e a necessidade de realização de ações voltadas a esse público que integrem o cuidado a saúde de forma total e individualizada.
Downloads
Referências
. Barros, É et al. Prevalência e Fatores Associados à Violência por parceiro íntimo em mulheres de uma comunidade em Recife/Pernambuco, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, V. 21, P. 591-8, 2016.
Barros ÉND, Silva MA, Neto GHF, Lucena SG, Ponzo L, & Pimentel AP. Prevalência e fatores associados à violência por parceiro íntimo em mulheres de uma comunidade em Recife/Pernambuco, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 2016; 21, 591-598.
Abdo, A. Superação X Rejeição: Aprendendo a Ser Livre. 1º Edição. São Paulo: Editora Canção Nova, 2017.
Dutra, V; Oliveira, R. Revisão Integrativa: As Práticas Territoriais De Cuidado Em Saúde Mental. Aquichan, 2015; 15: 529-540
Soaigher, K; Acencio, F; Cortez, D. O Poder Da Vaidade E Do Autocuidado Na Qualidade De Vida. Cinergis, 2016; 18: 69-72
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.