Autoconhecimento e autocuidado: diminuiçâo da morbimortalidade em depentes químicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106031Resumo
Várias são as causas de morte que acometem o homem. Dentre todas, as causas externas e violentas lideram o topo dessa vasta lista. É notório salientar, no entanto, que uma parcela dessas mortes não são causadas isoladamente, mas foram resultado de um fator social que permeia o homem atual: consumo de drogas. Várias dessas mortes, através de cuidados primários de saúde, poderiam ter sido evitadas, caso o contato entre APS e paciente fosse antes estabelecido e achado oportunidade para um tratamento holístico. Esse trabalho tem como objetivo mostrar que a reflexão coordenada, direcionada por profissionais da saúde devidamente capacitados e auxiliada por ferramentas elaboradas para a melhora do autoconhecimento sobre problemas de saúde e suas consequências, amplia a noção de promoção e prevenção da saúde e trazem benefícios que diminuem a taxa de mortalidade por causas evitáveis.
Downloads
Referências
SANTOS, Kelly Oliveira; DOS-SANTOS, Edirlei Machado. Onde estão os homens? O que os distanciam ou os aproximam dos serviços da atenção primária à saúde. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 38, n. 1, p. 79-88.
BARBOSA, Nívea Carla Tavares et al. A educação permanente em saúde: uma análise dos projetos de intervenção apresentados por gestores de saúde durante a participação no curso de micropolíticas (EAD) da Universidade Federal Fluminense. 2016.
Perfil da morbimortalidade masculina no Brasil. Ministério da Saúde. 2018. Disponível em: < http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/fevereiro/19/Perfil-da-morbimortalidade-masculina-no-Brasil.pdf > Acesso em: 02 de Novembro de 2018.
COSTA, Samira Lima; FERREIRA, Rogerio Santos. VIOLÊNCIA URBANA E ASSISTÊNCIA SOCIAL NO AMBITO DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA. Revista de Políticas Públicas e Segurança Social, v. 1, n. 1, p. 54-76, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.