Perspectivas do sofrimento humano: extensão universitária com adolescentes em escola pública
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106037Resumo
Descrever as ações de extensão universitária realizada com adolescentes em escola pública estadual de Alagoas, destacando as contribuições da integração entre estudantes e professores de medicina e psicologia para a formação profissional na abordagem do sofrimento humano. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Projeto de Extensão ‘Na Própria Pele’, entre abril e agosto de 2019, vinculadas ao Projeto Integrador (PI) da escola. Foram realizados cinco encontros sobre depressão embasados no aporte teórico da psiquiatria e da psicanálise. Sua preparação e realização exigiram investigação e interlocução entre os estudantes das duas áreas, medicina e psicologia, bem como adaptação da linguagem técnica e uso de recursos artísticos. Destacou-se os desafios enfrentados pelos extensionistas e os efeitos da participação no projeto de extensão. A abordagem integrada entre estudantes de medicina e psicologia configurou um importante exercício de aproximação do trabalho interdisciplinar com vistas a construção nos modos de intervenção na comunidade e promoção de saúde, a partir de uma perspectiva não reducionista do sofrimento humano.
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