Análise por webinários dos possíveis impactos da pandemia em acadêmicos

Autores

  • Louise Raphaele Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Ana Clara Ferreira Mendes Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Efraim Solidade Pacheco Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Andressa Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Annie Beatrice Caires Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Ana Flávia Souto Figueiredo Nepomuceno Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106032

Resumo

Frente ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus no ano de 2020, os agravos gerados na saúde mental de milhares de pessoas ao redor do mundo tornaram a temática "Saúde mental durante a pandemia" um tema extremamente necessário. Ao mesmo tempo, as instituições educativas tiveram que dar prosseguimento às suas atividades através de modalidades online. Devido a essa situação, os ligantes da Liga Acadêmica de Propedêutica e Semiologia Médicas da UNEB (LAPSU) se dispuseram a organizar dois Webinários voltados para os temas "Saúde mental durante a pandemia" e "Produtividade acadêmica durante o mesmo período". Tal iniciativa proporcionou aos mesmos experiência no manejo de redes sociais e mobilização de profissionais e ex-alunos, além de terem sido extremamente agraciados com o montante de informações e recomendações vindas de profissionais especializados durante o evento. Ademais, ressalta-se a importância de discutir sobre estas temáticas e os seus impactos na vida de acadêmicos a fim de realizar intervenções precoces. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Raphaele Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Acadêmica de medicina do 4° semestre na Universidade do Estado da Bahia. Atual ligante e vice-presidente da Liga Acadêmica de Propedêutica e Semiologia Médicas da UNEB, sendo também antiga diretora de finanças.

Referências

Conte E, Martini RMF. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educ Real. 2015; 40(4):1191–207

Franco SR, Correa ES. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. Educação & Linguagem. 2014; 1(1): 23-35.

Simons M, Masschelein J. Sociedade da aprendizagem e governamentalidade: uma introdução. Currículo sem Fronteiras. 2011; 11(1): 121-136.

Saraiva K, Traversini C, Lockmann K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Praxis Educativa. 2020; 15(1): 1–24.

Duarte MQ, de Quadros DM, da Silva SMA, Lima CP, Giordani JP, Trentini CM. COVID-19 e os impactos na saúde mental: uma amostra do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2020; 25(1): 3401–11.

Portal de Legislação do Estado da Bahia. [cited 2021 Jan 18]. Available from: www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19586-de-27-de-marco-de-2020

Imprensa Nacional. Imprensa Nacional Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-de-29-de-maio-de-2020-259412931?_ga=2.127518280.490395082.1602851747-101204460.1602851747

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet. 2020; 395(10227): 912–20.

Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas). 2020; 37(1): 1-8.

Downloads

Publicado

2021-10-16

Como Citar

Raphaele Silva, L., Ferreira Mendes, A. C., Solidade Pacheco, E., Santos Pereira, A., Caires Oliveira, A. B., & Souto Figueiredo Nepomuceno, A. F. (2021). Análise por webinários dos possíveis impactos da pandemia em acadêmicos. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106032. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106032