Dialogando com o idoso durante a pandemia do COVID-19: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106035Resumo
No contexto da pandemia da COVID-19 e diante da necessidade de isolamento social, as pessoas idosas precisam de uma atenção diferenciada para minimizar as consequências desse isolamento na sua saúde mental. Refletir sobre as experiências estudantis em um projeto de extensão junto à pessoa idosa durante a pandemia do COVID19 no nordeste brasileiro. Trata-se de um relato de experiência da extensão universitária realizado entre agosto e outubro de 2020. Dez estudantes do curso de medicina, supervisionados por uma equipe de docentes e profissionais convidados acompanharam idosos em isolamento social devido a pandemia do COVID-19. Os encontros remotos ocorreram via ligação direta ou Whatsapp e foram fundamentados na prática educativa baseada no diálogo, construção compartilhada e na escuta ampliada. A experiência possibilitou conhecer as particularidades e dificuldades da pessoa idosa tendo a possibilidade de planejar coletivamente diversas temáticas sendo aplicadas de forma contextualizada com cada idoso/estudante. O projeto proporcionou o compartilhamento de vivências e aprendizados, não somente para os idosos, como também o desenvolver habilidades no âmbito pessoal e profissional de toda a equipe. Percebe-se que este encontro, mesmo de forma remota, entre graduandos e os idosos, tornou-se uma alternativa viável a ser desenvolvida como uma das formas de cuidado da pessoa idosa, buscando minimizar os possíveis impactos ocasionados pela COVID-19. Além de contribuir na formação de profissionais da saúde mais empáticos e humanizados.
Descritores: idoso, pandemia, isolamento social.
Downloads
Referências
Yabrude AT, Souza AC, Campos CW, Bohn L, Tiboni M. Desafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. 2020;44.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. Brasília (DF): OMS/OPAS; 2020; [acesso em 2020 mai 26]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index. php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
Porcel-Gálvez AM, Badanta B, Barrientos-Trigo S, Lima-Serrano M. Elderly people, dependency and vulnerability in the coronavirus pandemic: an emergency for a social and health integration. Enfermeria Clinica. 2020;1:2-6.
Hammerschmidt KS, Bonatelli LC, Carvalho AA. Caminho da esperança nas relações envolvendo os idosos: olhar da complexidade sobre pandemia da covid-19. Texto & Contexto-Enfermagem. 2020;29:1-11.
Lima-Costa MF, Macinko J, Andrade FB, Souza Júnior PR, Vasconcellos MT, Oliveira CM. ELSI-COVID-19 initiative: methodology of the telephone survey on coronavirus in the Brazilian Longitudinal Study of Aging. Cadernos de Saúde Pública. 2020;12;36:e00183120.
Bessaha ML, Sabbath EL, Morris Z, Malik S, Scheinfeld L, Saragossi J. A systematic review of loneliness interventions among non-elderly adults. Clinical Social Work Journal. 2020;48(1):110-25.
Camillo SD, Nóbrega MD, Théo NC. Percepções de graduandos de enfermagem sobre a importância do ato de ouvir na prática assistencial. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2010;44(1):99-106.
Freedman A, Nicolle J. Social isolation and loneliness: The new geriatric giants: Approach for primary care. Canadian Family Physician. 2020 Mar 1;66(3):176-82.
Luchesi BM, de Oliveira NA, de Morais D, de Paula Pessoa RM, Pavarini SC, Chagas MH. Factors associated with happiness in the elderly persons living in the community. Archives of gerontology and geriatrics. 2018;1;74:83-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Portal: Saúde e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.