ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DE GESTANTES COM CANDIDÍASE VULVOVAGINAL

REVISÃO DE ESCOPO

Autori

  • Beatriz Laurentino Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Rossana Teotônio de Farias Moreira Universidade Federal de Alagoas
  • Davi Porfírio da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Patrícia de Carvalho Nagliate Universidade Federal de Alagoas
  • Valter Valter Alvino da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308028

Abstract

A Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção ocasionada por uma variedade de leveduras do gênero Candida, fungos de caráter oportunista que colonizam e podem causar infecções vulvovaginais, afetando particularmente gestantes e recém-nascidos pelas alterações fisiológicas da gestação e a relação com desfechos neonatais negativos. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo mapear as espécies do gênero Candida isoladas em gestantes com quadros de vulvovaginite. Trata-se de uma revisão de Escopo realizada a partir das recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI), com seleção dos estudos nas bases LILACS, BDENF, MEDLINE, Web of Science, Scopus, literatura cinzenta (Google Scholar) e nas referências dos estudos incluídos. O relatório dessa revisão foi baseado no checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). As buscas resultaram em 894 artigos, dos quais 18 compuseram a amostra final desse estudo. Candida albicans foi a espécie mais relatada em casos de vulvovaginites em gestantes, seguida de C. glabrata e C. krusei. O conhecimento adequado sobre as espécies de Candida envolvidas em quadros de vulvovaginite em gestantes é indispensável para manejo com estabelecimento de terapias antifúngicas adequadas, minimizando fenômenos de resistência antifúngica e desfechos maternos e neonatais desfavoráveis.

Downloads

Biografie autore

Beatriz Laurentino Barros , UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Estudante de Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas 

Rossana Teotônio de Farias Moreira, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutora em Patologia Ambiental e Experimental pela Universidade Paulista (SP). Docente do curso graduação em Enfermagem na Escola de Enfermagem na Universidade Federal de Alagoas. 

Davi Porfírio da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeiro. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Rede Nordeste de Biotecnologia. Pós-Graduação lato sensu em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Patrícia de Carvalho Nagliate, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas.

Valter Valter Alvino da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Farmacêutico pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorado em Química e Biotecnologia pela Universidade Federal de Alagoas. Mestrado em Nutrição na área de Análise e Segurança Alimentar pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Microbiologia Clínica Hospitalar pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas 

Pubblicato

2025-03-11

Come citare

Laurentino Barros , B. ., Teotônio de Farias Moreira, R. ., Porfírio da Silva, D. ., de Carvalho Nagliate, P. ., & Valter Alvino da Silva, V. . (2025). ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DE GESTANTES COM CANDIDÍASE VULVOVAGINAL: REVISÃO DE ESCOPO . Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308028