ESPÉCIES DE Candida ISOLADAS DE GESTANTES COM CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308028Abstract
A Candidíase Vulvovaginal (CVV) é uma infecção ocasionada por uma variedade de leveduras do gênero Candida, fungos de caráter oportunista que colonizam e podem causar infecções vulvovaginais, afetando particularmente gestantes e recém-nascidos pelas alterações fisiológicas da gestação e a relação com desfechos neonatais negativos. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo mapear as espécies do gênero Candida isoladas em gestantes com quadros de vulvovaginite. Trata-se de uma revisão de Escopo realizada a partir das recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI), com seleção dos estudos nas bases LILACS, BDENF, MEDLINE, Web of Science, Scopus, literatura cinzenta (Google Scholar) e nas referências dos estudos incluídos. O relatório dessa revisão foi baseado no checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). As buscas resultaram em 894 artigos, dos quais 18 compuseram a amostra final desse estudo. Candida albicans foi a espécie mais relatada em casos de vulvovaginites em gestantes, seguida de C. glabrata e C. krusei. O conhecimento adequado sobre as espécies de Candida envolvidas em quadros de vulvovaginite em gestantes é indispensável para manejo com estabelecimento de terapias antifúngicas adequadas, minimizando fenômenos de resistência antifúngica e desfechos maternos e neonatais desfavoráveis.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.