Geoepidemiologia da hanseníase em um município endêmico de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409005esp-2Resumo
Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa e negligenciada. Agravo atrelado às desigualdades sociais que são apontadas como perpetuadoras da sua cadeia de transmissão. O estado de Mato Grosso possui o maior número de casos do país e o município de Nova Xavantina–MT tem se destacado como endêmico. Objetivo :investigar as variáveis epiemiológicas e estabelecer o padrão espacial de ocorrência dos casos de hanseníase. Métodos: estudo ecológico, que utilizou dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação relativos aos 371 casos urbanos ocorridos entre 2012-2022, as unidades de análise foram os setores censitários. A autocorrelação espacial foi avaliada por meio do índice de Moran e a distribuição densidade de kernel. Resultados: identificou-se predomínio no sexo masculino; faixa etária entre 30-59 anos, raça parda; ensino fundamental completo/incompleto e forma clínica dimorfa. Índice de Moran Global apresentou autocorrelação espacial positiva (I = 0,167; p ≤ 0,001) e na análise de Kernel uma distribuição espacial heterogênea da doença, com concentrações de casos nas regiões norte, leste e sul do município. Conclusões: Existem aglomerados de alto risco para transmissão da hanseníase no município de Nova Xavantina -MT e medidas de vigilância e controle devem ser priorizadas nas áreas identificadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.