Vacinação contra a covid-19 no município do Rio de Janeiro: panorama das estratégias e desafios enfrentados pela Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409004esp-2Resumo
Introdução: Avanços tecnológicos e científicos permitiram que, menos de um ano após a OMS declarar a covid-19 uma emergência internacional, vacinas estivessem autorizadas e disponíveis, tornando-se o principal recurso no combate à pandemia. Entretanto, entre a existência da vacina e a efetividade da vacinação, o percurso é complexo. Objetivo: Traçar um panorama do processo de vacinação contra a covid-19 implementado no município do Rio de Janeiro, com a sistematização das estratégias e desafios enfrentados pela Atenção Primária à Saúde. Métodos: Optou-se pela abordagem qualitativa, com característica de estudo de caso. Foram entrevistados nove gestores – o secretário de saúde e os responsáveis por coordenações diretamente implicadas na definição e operacionalização das estratégias de vacinação. Resultados: Quanto aos desafios, os resultados apontam: necessidade de recomposição da rede da Atenção Primária à Saúde; divergências com a coordenação nacional; adaptação aos imunizantes; desgaste dos profissionais; e produção de fake news e desinformação. Entre as estratégias encontradas, destacam-se: comunicação efetiva; parcerias externas, internas e voluntariado; pontos extras de vacinação; e decisões pautadas em evidências. Conclusões: As estratégias foram multidimensionais e indicam que capacidade técnica de gestão e o compromisso político precisam estar alinhados e que a sustentação de uma rede de Atenção Primária à Saúde capilarizada e bem estruturada é fundamental para as ações de imunização. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; COVID-19; Vacina; Vacinação; Pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.