Pandemia de COVID-19 e suas implicações na saúde física e mental de um grupo intergeracional residentes em um município baiano
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308013Resumo
RESUMO
A pesquisa objetivou minorar os impactos negativos na saúde física e mental de um grupo intergeracional em decorrência da inatividade física acarretada pela pandemia de COVID-19. Trata-se de um relato de experiência de intervenções desenvolvidas em um grupo de 25 homens e mulheres entre 37 e 83 anos, residentes em Guanambi-BA. As atividades grupais foram realizadas por um residente de Fisioterapia, em parceria com uma residente de Nutrição e apoio de Agentes Comunitários de Saúde. Os encontros ocorreram em 2022, com duração de 1h e 30min cada, sendo semanal entre os meses de abril e setembro e duas vezes semanais no mês de outubro. Os(as) participantes desenvolveram uma relação positiva entre si e com os(as) profissionais da saúde, apresentando boa assiduidade, e interesse em obter uma vida saudável. As intervenções proporcionaram uma rotina semanal de prática de exercícios físicos, o que pode ter colaborado para minimizar os impactos decorrentes da pandemia e colaborar para uma vida saudável.
PALAVRAS-CHAVE: Doença Viral COVID-19. Sedentarismo. Grupo Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.