Pandemia de COVID-19 e suas implicações na saúde física e mental de um grupo intergeracional residentes em um município baiano

Autores

  • Tiago Novais Rocha Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Doutorando
  • Débora Pereira de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Mestranda
  • Larissa Fonseca de Souza Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis/Tutora
  • Adalberto Gomes Pereira Junior Universidade Federal da Paraíba/Mestre
  • Ariana Oliveira Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Doutoranda
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Professora

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02308013

Resumo

RESUMO

A pesquisa objetivou minorar os impactos negativos na saúde física e mental de um grupo intergeracional em decorrência da inatividade física acarretada pela pandemia de COVID-19. Trata-se de um relato de experiência de intervenções desenvolvidas em um grupo de 25 homens e mulheres entre 37 e 83 anos, residentes em Guanambi-BA. As atividades grupais foram realizadas por um residente de Fisioterapia, em parceria com uma residente de Nutrição e apoio de Agentes Comunitários de Saúde. Os encontros ocorreram em 2022, com duração de 1h e 30min cada, sendo semanal entre os meses de abril e setembro e duas vezes semanais no mês de outubro. Os(as) participantes desenvolveram uma relação positiva entre si e com os(as) profissionais da saúde, apresentando boa assiduidade, e interesse em obter uma vida saudável. As intervenções proporcionaram uma rotina semanal de prática de exercícios físicos, o que pode ter colaborado para minimizar os impactos decorrentes da pandemia e colaborar para uma vida saudável.

PALAVRAS-CHAVE: Doença Viral COVID-19. Sedentarismo. Grupo Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Novais Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Doutorando

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2017). Possui formação em Pilates Clássico Científico pelo Centro Paulista de Formação e Estudos do Movimento, Residência Multiprofissional Regionalizada em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis (ESPBA-2023), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2020) e atualmente cursa Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Débora Pereira de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Mestranda

Possui Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia baiano (2015), graduação em Nutrição como bolsista pelo Centro Universitário UNIFG (2020) e Residência Multiprofissional Regionalizada em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública da Bahia - ESPBA (2023). Tem dois anos de experiência como nutricionista na Atenção Primária à saúde e pós-graduação em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Centro Universitário Cidade Verde - UniCV (2023). Atualmente mestranda em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.

Larissa Fonseca de Souza, Escola de Saúde Pública da Bahia Professor Jorge Novis/Tutora

Possui graduação em Psicologia e especialização em Psicologia Hospitalar e em Saúde da Família. Teve experiências em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Estratégias de Saúde da Família (ESF), plantão psicológico com universitários, atendimentos clínicos a população em geral e no contexto oncológico. Atua como Psicóloga no Zênite, tutora de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família (PERMUSF) da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), Conselheira no Conselho Municipal de Saúde de Guanambi e Conselheira na gestão do XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia da Bahia.

Adalberto Gomes Pereira Junior, Universidade Federal da Paraíba/Mestre

Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Acupuntura pela Faculdade Einstein e Associação Brasileira de Acupuntura - ABA (2020). Especialista em Fisiologia Clínica do Exercício - UFRN (2017). Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília-UnB (2014) e Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Funcionário público da Secretaria de Educação da Paraíba desde 2018, na qualidade de Professor, lecionando a disciplina de Educação Física. Realizando o curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba.

Ariana Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Doutoranda

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB). Possui pós-graduação em Fisioterapia Neurológica Adulto e Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica. Atualmente Doutoranda em Ciências da Saúde com área de concentração em Saúde Pública, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Epidemiologia do Envelhecimento (NEPE) e colaboradora no Laboratório de Bioinformática e Química Computacional (LBQC). Fisioterapeuta e pesquisadora na Fundação José Silveira (FJS). Possui aproximação com as áreas de Fisioterapia, Epidemiologia, Saúde do Idoso, Saúde Coletiva e Reabilitação Neurológica.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Professora

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1980), graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1984), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Pleno do Departamento de Saúde II do Campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é pesquisadora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da graduação dos cursos de Enfermagem e Odontologia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Em Saúde da Mulher e Criança; Envelhecimento e Idoso; Políticas públicas, planejamento e Gestão dos serviços de saúde. Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos Filosóficos em Representações Sociais. Integrante do NESP/UESB. Editora da Revista Saúde.com. ORCID ID: IDorcid.org/0000-0003-2110-1751

Downloads

Publicado

2024-09-05

Como Citar

Novais Rocha, T., Pereira de Souza, D., Fonseca de Souza, L., Gomes Pereira Junior, A., Oliveira Santos, A., & Benemérita Alves Vilela, A. (2024). Pandemia de COVID-19 e suas implicações na saúde física e mental de um grupo intergeracional residentes em um município baiano. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 8(unico). https://doi.org/10.28998/rpss.e02308013

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA