A Criança Entra em Cuidados Paliativos: O Sentimento do Cuidador Principal Frente à Notícia
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3152Resumo
Objetivo: identificar qual foi o sentimento e as emoções do cuidador principal de crianças em cuidados paliativos, em acompanhamento no serviço de oncologia pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no momento em que foram comunicados que a criança encontrava-se fora de possibilidades terapêuticas de cura. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, a amostra foi composta por 8 cuidadores principais de crianças em cuidados paliativos acompanhadas no referido serviço. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista gravada, no período entre janeiro e maio de 2012. Para a análise dos dados empregou-se como referencial a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: houve a predominância da mãe como cuidadora principal destas crianças, foi possível identificar em suas falas temas recorrentes como: esperança, fé, espiritualidade, medo, mudanças no estilo de vida e na situação familiar, tristeza, impotência, aceitação e negação da situação de saúde da criança. Conclusão: constata-se que os Cuidados Paliativos, apesar de propor uma política de acrescentar qualidade de vida aos dias, não confortam essas mães que veem nessa condição a imagem da finitude dos seus filhos, que vê ameaçada a sua qualidade de mãe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.