A Criança Entra em Cuidados Paliativos: O Sentimento do Cuidador Principal Frente à Notícia

Autores

  • Layanne Crytina Bandeira Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Arli Diniz Oliveira Melo Pedrosa Real Hospital Português
  • Adriana de Andrade Barbosa Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP
  • Hélio Monteiro Júnior Real Hospital Portuguê
  • Lucas de Mello Ferraz Centro Universitário CESMAC Sertão

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3152

Resumo

Objetivo: identificar qual foi o sentimento e as emoções do cuidador principal de crianças em cuidados paliativos, em acompanhamento no serviço de oncologia pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no momento em que foram comunicados que a criança encontrava-se fora de possibilidades terapêuticas de cura. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, a amostra foi composta por 8 cuidadores principais de crianças em cuidados paliativos acompanhadas no referido serviço. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista gravada, no período entre janeiro e maio de 2012. Para a análise dos dados empregou-se como referencial a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: houve a predominância da mãe como cuidadora principal destas crianças, foi possível identificar em suas falas temas recorrentes como: esperança, fé, espiritualidade, medo, mudanças no estilo de vida e na situação familiar, tristeza, impotência, aceitação e negação da situação de saúde da criança. Conclusão: constata-se que os Cuidados Paliativos, apesar de propor uma política de acrescentar qualidade de vida aos dias, não confortam essas mães que veem nessa condição a imagem da finitude dos seus filhos, que vê ameaçada a sua qualidade de mãe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Layanne Crytina Bandeira Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Enfermeira graduada pela UNIVASF, com redidência em Enfermagem em Cancerologia pelo IMIP, Especialista em Gestão em Saúde. Mestranda em Ensino na Saúde na UFAL. Enfermeira da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas.

Arli Diniz Oliveira Melo Pedrosa, Real Hospital Português

Psicóloga, Possui certificação de distinção em Psico-Oncologia, Administradora, Mestre em Gestão Hospitalar. Atua como Psicóloga e Coordenadora Administrativa do Real Onco Pediatria - Serviço de Oncologia Pediátrica do Real Hospital Português. Presidente do Núcleo de Apoio a Criança com Câncer.

Adriana de Andrade Barbosa, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Enfermeira da Oncologia Pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Residência em Saúde da Criança

Hélio Monteiro Júnior, Real Hospital Portuguê

Bibliotecário, Especialista em Literatura Infanto Juvenil, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. 

Lucas de Mello Ferraz, Centro Universitário CESMAC Sertão

Graduando em Enfermagem no Centro Universitário CESMAC Sertão.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Bandeira Nunes, L. C., Diniz Oliveira Melo Pedrosa, A., Barbosa, A. de A., Monteiro Júnior, H., & de Mello Ferraz, L. (2017). A Criança Entra em Cuidados Paliativos: O Sentimento do Cuidador Principal Frente à Notícia. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 2(1), 319–331. https://doi.org/10.28998/rpss.v2i1.3152

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL