Prevalência de Cervicalgia em Acadêmicos de Odontologia de um Centro Universitário
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3171Resumo
Objetivo: Verificar a prevalência de cervicalgia em estudantes de odontologia de um Centro Universitário. Método: Tratou-se de um estudo observacional, analítico de caráter transversal, realizado no período de janeiro a junho de 2015 em uma Clinica Escola de Odontologia de um Centro Universitário da cidade de Maceió –AL, com uma amostra de 67 acadêmicos em estágio supervisionado, onde foi utilizado um formulário de coleta de dados e o Indice de Incapacidade Relacionada ao Pescoço. A análise estatística foi do tipo descritiva e inferencial utilizando-se o teste qui-quadrado. Resultados: A prevalência de cervicalgia, foi de 44,8%, não tendo sido observado diferenças significativas entre a queixa e as variáveis sexo, estado civil, atividade física, período acadêmico, número de práticas e área do estágio. Em relação a interferência da dor nas atividades cotidianas, a maioria, apresentou incapacidade leve. Conclusão: Pode-se observar que a prevalência de cervicalgia encontrada entre os acadêmicos de odontologia, ainda no período de graduação, enquadra-se nos valores propostos pela literatura em profissionais da área, o que reforça o fato de que devem ser elaboradas estratégias de prevenção desde a época da graduação, a fim de minimizar o impacto desta durante a vida profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.