Avaliação Psicológica em Condutores de Automóveis: Uma Revisão Sistemática
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i3.4167Resumo
Objetivo: Realizar um levantamento da literatura sobre a atuação do psicólogo do trânsito no Brasil, com foco na prática da avaliação psicológica com condutores de automóveis. Trata-se de uma revisão sistemática. Foram pesquisados artigos nas principais bases de dados utilizadas no Brasil, sendo: Bireme, Scielo, Pepsic e Lilacs. Foram identificados inicialmente 88 artigos, os quais após considerar as publicações dos últimos cinco anos e empregar os demais critérios de inclusão e exclusão, somaram quatro artigos, os quais compuseram este estudo. A análise dos dados foi realizada por meio do Excel 2013. Os resultados demonstraram, no que se refere à atuação do psicólogo de trânsito, um sentido contrário ao que comumente é apontado na literatura. Os pesquisadores foram além da prática realizada nas clínicas para avaliação pericial. Realizaram estudos para validação de instrumentos, para compreensão de aspectos da personalidade, bem como sobre a influência da categoria da CNH e o cometimento de infrações/acidentes. Conclui-se que existe um movimento em busca de mudanças, contudo, há um número pouco expressivo de publicações na área, dificultando a realização de análises mais acuradas. Apesar disto, é possível, a partir deste levantamento, repensar práticas e fomentar a realização de estudos empíricos acerca do comportamento do condutor de automóvel.
Descritores: Avaliação em Saúde; Psicologia Aplicada; Transportes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.